Policial

OPERAÇÃO TEÇA

Umuaramenses integram quadrilha de contrabandistas que atuava em 3 estados

08/08/2019 14H23

OPERAÇÃO TEÇA Umuaramenses integram quadrilha de  contrabandistas que atuava em 3 estados
Joias e relógios apreendidos durante a operação da Polícia Federal em três estados (foto divulgação PF)

Umuarama – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8) uma operação para desarticular organizações criminosas especializadas em contrabando de cigarros de origem estrangeira, no Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte. Entre os alvos há um policial. O Exército Brasileiro e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal colaboraram nas ações vinculadas à deflagração da Operação Teça.

Em Umuarama, os agentes tinham dois alvos. Um foi preso ainda em casa, no Jardim Global, após tentar fugir pelo telhado. Ele acabou preso. O outro alvo, morador de um condomínio fechado de luxo, conseguiu fugir ao pedir carona para um vizinho e é procurado pela PF.

INVESTIGAÇÕES

De acordo com as investigações, as organizações criminosas possuem base territorial no Mato Grosso do Sul e articularam uma aprimorada rede para internação e transporte de cigarros estrangeiros no território nacional, os quais ingressam no Brasil pela região da fronteira com o Paraguai.

Foi apurado também que as organizações criminosas conseguiram cooptar um policial para auxiliar em suas atividades delituosas e possuíam significativa capacidade logística, a qual era utilizada principalmente para a introdução e o transporte de cigarros de origem estrangeira no Mato Grosso do Sul e Estados vizinhos com destino a outras localidades do País.

APREENSÕES

No curso da investigação, realizada entre os anos de 2018 e 2019, foram apreendidos pela Polícia Federal e outras forças, sempre em integração de esforços, 155 veículos utilizados para o transporte de cigarros de origem estrangeira, tendo sido presas 75 pessoas envolvidos em práticas ilícitas, capitaneadas pelas Organizações Criminosas hoje desarticuladas.

Dentre as ocorrências, destaca-se a apreensão efetuada na cidade de Ivinhema/MS, no dia 15/6/2018, quando, em uma única oportunidade, de 11 carretas carregadas de cigarros de origem estrangeira foram apreendidas e presos nove motoristas em flagrante delito. Contabilizou-se, na ocasião, 1 milhão de maços de cigarros, avaliados, conjuntamente com os veículos apreendidos, em 10 milhões de reais.

OPERAÇÃO TEÇA

Cerca de 130 policiais federais cumpriram 73 ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de Naviraí/MS. Foram 40 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Eldorado/MS, Mundo Novo/MS, Japorã/MS, Amambai/MS, Iguatemi/MS, São Gabriel do Oeste/MS, Rio Brilhante/MS, Maringá/PR, Umuarama/PR e Mossoró/RN.

A Operação Teçá, juntamente com outras operações de inteligência recentemente realizadas, as quais desarticularam estrutural e financeiramente Organizações Criminosas envolvidas em atividades delituosas de contrabando, aliadas a ações ostensivas nos rios e nas estradas situadas nas regiões fronteiriças vêm dificultando em muito a entrada de produtos ilícitos no território nacional, sendo fortes investidas contra o crime organizado na região.