Golpe
A corrida em busca de emprego está transformando os desempregados em alvos fáceis para os piratas da internet. Anúncios falsos de vagas de trabalho continuam fazendo vítimas no Facebook e WhatApp e algumas pessoas acabam tendo seus dados roubados. Empresas de Umuarama e a Agência do Trabalhador também acabam sendo prejudicados com o golpe.
Praticado há algum tempo, o golpe da vaga de emprego fake voltou esta semana ao Facebook e muitos umuaramenses estão sendo prejudicados.
A ação dos piratas da internet funciona com perfis falsos na rede social, os quais disponibilizam vagas de emprego em nome de empresas ou franquias já conhecidas. Ao comentar a publicação falsa, o candidato a vaga de emprego é levado a um site onde os dados pessoais são roubados.
A captura dos dados ocorre por vírus ou programas maliciosos instalados nos navegadores de internet, no momento em que o internauta abre o site. A reportagem do Ilustrado seguiu os passos indicados pelo perfil falso, que começa com uma conversa com um bot (ou robo) ainda dentro do Facebook.
O bot pede para o candidato à vaga para entrar em uma página e é quando acontece a entrada do vírus, que vai roubar os dados do internauta.
Conforme Michele Nunes, atendente de uma empresa prejudicada com o golpe, várias pessoas já buscaram a empresa questionando da vaga falsa oferecida no Facebook. “É complicado, pois são pessoas que precisam de emprego e acabam descobrindo que foram enganadas. Outro problema é que quando anunciamos uma vaga real, as pessoas acabam não acreditando”, disse.
A gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini da Matta, ressaltou que agência também é prejudicada com o golpe, pois muitas pessoas procuram por tal vaga anunciada e que na verdade não existe.
“Muitas pessoas não entendem que se trata de um golpe e acabam gerando situação de atrito na Agência do Trabalhador. Todas as vagas de emprego de Umuarama aparecem na página do Facebook da Prefeitura de Umuarama”, disse.
Perfil fake: Ao se deparar com a vaga procure identificar quem está compartilhando. Normalmente os perfis fake não contam com postagens mais antigas. É fácil perceber que não existe movimentação no perfil, além do post da vaga de emprego.
Se for bom demais, desconfie: As propostas são boas demais para ser verdade. Salários altos, número de vagas a perder de vista e benefícios dignos de servidores do judiciário. Fique atento, pode ser mentira.