Umuarama

TEMPO

Umuaramenses devem enfrentar mais calor nos próximos dias e sábado promete 40ºC

10/09/2020 08H36

temperatura-calor-umuarama

Para quem estava com saudade do calor, o site do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) avisa que as temperaturas começam a subir a partir de hoje. Para sábado (13), a previsão é que os termômetros cheguem a registrar 40ºC na Capital da Amizade. A orientação dos profissionais da saúde é que as pessoas reforcem o uso de filtro solar.

As temperaturas acima dos 30ºC devem permanecer em Umuarama até o dia 16, quando o sol forte começa a ser encoberto por nuvens. Como nós primeiros nove dias de setembro, durante os próximos dez dias não há previsão de chuvas para cidade. O forte vento, mais característico do mês da agosto, também continua nos dias que seguem.

Segundo os meteorologistas do Simepar, com a aproximação do fim do inverno (22 de setembro) o frio perde força sobre a Região Sul do Brasil. As ondas de frio mais intensas que avançam da Antártica até o Brasil já não influenciam muito no tempo da região, por isso as noites e manhãs no Paraná estão mais agradáveis como nas últimas madrugadas.

Ainda segundo os meteorologistas, os ventos do quadrante norte favorecem para a manutenção do tempo quente na maior parte do Paraná. O Sol aparece com mais intensidade, exceto entre a Serra do Mar e o litoral onde as nuvens são mais predominantes.

Cuidados com o Sol

Com a incidência dos raios solares aumentando, na transição do inverno para a primavera, o uso de protetor solar é indispensável. Cada tipo de pele pede um protetor ou bloqueador diferente, mas é essencial usá-lo para evitar doenças, como envelhecimento precoce, queimaduras e até mesmo o câncer.
Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada aumenta a probabilidade da pessoa ter câncer de pele, que é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença.

COMO USAR O PROTETOR?

É importante também reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Quando se transpira muito, por exemplo em esportes, ou quando se faz uma submersão à água. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o ideal, no mínimo, seja de FPS 30 para um protetor solar