Umuarama

Data Comemorativa

Umuaramenses celebram o padroeiro São Francisco de Assis

04/10/2022 08H23

Jornal Ilustrado - Umuaramenses celebram o padroeiro São Francisco de Assis


Nesta terça-feira (4) celebra-se o dia do padroeiro de Umuarama, São Francisco de Assis. A história do Santo com o município começou com a colonização, quando três freis capuchinhos foram os responsáveis pela recém-criada paróquia. Os Franciscanos chegaram à região em 1954, quando ficaram instalados em Cruzeiro do Oeste, já a Paróquia São Francisco foi criada apenas em 1961.

Na Igreja Matriz as comemorações da data começaram no dia 25 de setembro a novena de São Francisco e no dia 27 a tradicional quermesse que finalizou as atividades no domingo dia 2. Hoje a programação do padroeiro começa com a missa às 9h30 na Igreja Matriz, seguida pelo almoço a partir das 12 horas, no salão Santa Clara e Frei Estevão e na rua Cambé, que terá costela desossada, frango assado com batata, arroz temperado, arroz branco, farofa, mandioca, saladas . O ingresso para o almoço foram esgotados.

Jornal Ilustrado - Umuaramenses celebram o padroeiro São Francisco de Assis

O cardápio será costela desossada, frango, arroz branco, arroz temperado, mandioca, farofa, salada verde, salada de repolho. Lembrando que o almoço será servido somente no local, das 12 horas às 14 horas. Ainda no período da tarde, às 17 horas, será realizado na igreja Matriz a bênçãos dos animais.

Jornal Ilustrado - Umuaramenses celebram o padroeiro São Francisco de Assis


SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Mas quem foi Francisco de Assis? Giovanni di Pietro di Bernardone se tornou sinônimo de renúncia material para se dedicar ao ensinamento do evangelho cristão, onde inconscientemente deu origem à Ordem dos Franciscanos, renovando o catolicismo.


Conforme os freis da Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama, São Francisco se desprendeu dos prazeres da vida social, familiar e largou até mesmo o nome de batismo. Viveu uma vida na extrema pobreza e eremita por uma vida cristã. Ele pregava que é de Deus que vêm as criaturas e por isso tinha grande amor à natureza.


Ainda conforme os religiosos, após a morte em 1226, o frade foi canonizado por sua hostil fidelidade e maneira de vivenciar o evangelho de Jesus, principalmente por ter renovado a forma de pregar e amparar os necessitados da época. Depois de canonização, grupos de católicos seguiram o exemplo de São Francisco criando a Ordem dos Frades Menores; dessa ordem surgiram mais dois grupos os Freis Franciscanos Capuchinhos e os Conventuais.