Umuarama

História

Umuaramense tem mais de 20 coleções e algumas contam a história da cidade

16/12/2019 09H58

Milton Cardoso de Moraes sempre teve gosto por coleções. A primeira foi aos 12 anos, quando juntou ainda no início da década de setenta mais de dois mil maços de cigarros de marcas distintas. De lá para cá, nunca mais parou e agora aos 62 anos, tem um acervo fotográfico que conta da história de Umuarama e de seus moradores. A estimativa do colecionador é que tenha mais de 15 mil fotos, a maior parte, sem catalogação.

“Tenho fotos do início da Umuarama. Também tem fotos das pessoas”, contou. Ele explicou que trabalhou muitos anos com o fotógrafo Marcondes, e quando este faleceu, parte do acervo fotográfico acabou em suas mãos. “Essas fotos que as pessoas mandavam revelar e não iam buscar. Tenho muitas”, explicou.

Além das fotos, o umuaramense ainda coleciona cartões telefônicos, moedas e cédulas antigas e de outras nacionalidades, fitas K7, VHS, DVD, cartões postais, selos, canecas de chopp, chaveiros, camisetas de times de futebol, revistas antigas, toca fitas automotivos, gibis, cartões de natal, cartaz de filmes antigos, enfim…tudo isso e muito mais.

“Ele tem muita coisa. Desde que me lembro sempre foi assim. Agora estou organizando as fotos, separando, para serem catalogadas e digitalizadas”, explicou Susan Carolina dos Santos de Moraes, 23 anos, filha de Milton. Ela já pegou do ‘bichinho’ da coleção e disse gostar dos cartões telefônicos e das fotos. “As fotos contam muito a história da cidade e por isso eu me interesso”, esclareceu.

Quem tiver interesse em fotos antigas ou mesmo curiosidade para saber se está nos retratos guardados por Milton, pode ir ver e se encontrar algo, pode adquirir. O contato é com a Susan, no 99141-1263.