Reconhecimento
A fotógrafa amadora Mayara Cristina teve sua foto “Show do Amanhecer” publicada como menção honrosa no livro do Concurso Brasília Photo Show – O maior festival de fotografia popular do Brasil. A umuaramense não ficou com o título principal, mas para ela, ter seu trabalho publicado na edição 2021, entre as 16.4 mil fotos recebidas, foi uma realização.
O Concurso Brasília Photo Show foi idealizado pelo fotógrafo Eduardo Vergara a partir do seu livro Brasília Photo Show de 2013, uma edição com fotos de Brasília e que tinha o objetivo de oferecer ao turista da copa de 2014, um retrato completo da cidade anfitriã. O fotografo então teve a ideia de produzir o Oscar da fotografia no Brasil, sendo o 1º Festival Internacional de Fotografia, o Brasília Photo Show, em 2015.
Segundo Mayara, a primeira participação no concurso foi indicação do amigo, Luiz Gonzaga. “Ele enviou o link em um grupo de amigos, seria no começo de 2020, mas foi adiado por conta da pandemia e acabou sendo realizado em setembro. Então eu participei pela primeira vez com duas fotografias”, lembrou.
Já na edição 2021 ela participou com sete fotos, incluindo à fotografia “Show do Amanhecer”, realizada em uma plantação de girassóis, que na época encantou a região de Umuarama. “Com a Show do Amanhecer fui premiada com uma menção honrosa, que já é uma realização, pois a foto é impressa no livro da edição, com direito a certificado de premiação. Fiquei muito feliz. Estou ansiosa pela edição de 2022, vou tentar novamente, inclusive quero participar de novos concursos, quero levar toda a beleza da natureza para o mundo”, disse.
A fotografia sempre esteve presente na vida de Mayara. Conforme a entrevistada, sua mãe sempre a fotografava e na adolescência se tornou a fotógrafa oficial da família, quando comprou uma câmera digital. “A paixão foi crescendo, sonhava em ter uma câmera profissional, mas não tinha condições na época. Então decidi investi em um smartphone com câmera boa, afinal ali teria a câmera, fotos, aplicativos de edição e já postaria nas redes sociais. Comecei a fotografar de tudo em Abril de 2018”, ressaltou.
Em Março de 2019 ela comprou sua primeira câmera semiprofissional. “Comecei a me aventurar com ela e vendo que eu conseguia capturar os animais mais distantes, como as aves por exemplo, eu queria me aproximar ainda mais e logo comprei uma lente com mais zoom. Foi nessa época que tive o prazer de fazer uma viagem para o Mato Grosso e pude fazer fotos que eu só via na internet – das araras principalmente. Eu sonhava em ver aquele momento e poder congelar ele pra mim, compartilhar com as pessoas aquela beleza, aquele momento de felicidade”, finalizou.