Umuarama

Jogos

Umuarama vence disputa pela fase final dos Jogos da Juventude de 2024

01/09/2022 08H28

Jornal Ilustrado - Umuarama vence disputa pela fase final dos Jogos da Juventude de 2024

Umuarama vai sediar um dos maiores eventos esportivos do Estado em 2024. O prefeito Hermes Pimentel recebeu na tarde desta quarta-feira, 31, do secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, a notícia de que a Capital da Amizade foi eleita pela Secretaria da Educação e do Esporte e pela Superintendência Geral do Esporte para receber a fase final dos 36º Jogos da Juventude do Paraná – Jojups, em data ainda a ser definida.

“Estamos de volta ao circuito dos grandes eventos do esporte. Recebemos uma etapa da edição histórica do Rally dos Sertões, neste final de semana, e vencemos a seleção para a fase final dos Jojups, para a qual teremos um bom período de preparação. E tudo isso graças ao apoio do prefeito Hermes Pimentel, que assegurou todas as condições para cumprirmos as exigências e trazermos mais esta grande atração para a população”, agradeceu o secretário Jefinho.

Na última etapa da disputa, a proposta de Umuarama venceu a da cidade Pato Branco. Serão 17 modalidades individuais e coletivas de atletismo, badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol e handebol de praia, natação, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa e xadrez.

O Paraná sempre foi considerado um ‘celeiro’ de atletas nas categorias de base e de alto rendimento esportivo. A fase final dos Jojups costuma reunir equipes de aproximadamente 100 municípios e em torno de 4 mil atletas. “Sediar uma competição deste envergadura, com certeza, trará mais estímulos para os nossos jovens se dedicarem nos treinamentos, nas escolinhas, para fazer parte das equipes oficiais do município e seguir carreira no esporte”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

Jornal Ilustrado - Umuarama vence disputa pela fase final dos Jogos da Juventude de 2024

HISTÓRIA

Os Jogos da Juventude do Estado foram criados em 1987 pela Fundação de Esportes do Paraná e a partir de 1989, com o crescimento no número de municípios participantes, foi instituída a fase regional, classificatória para a final.

A competição serviu de base para a criação dos Jogos da Juventude do Brasil em 1995 e no ano seguinte foram criadas as divisões “A” e “B”, tendo em vista a revelação, cada vez maior, de jovens atletas que brilham no cenário esportivo nacional e internacional. Para as próximas edições, porém, não haverá mais esta divisão de categorias. São ‘crias’ dos Jojups atletas como Emerson Iser Bem, maratonista, e Giba do voleibol, campeão olímpico, entre outros grandes nomes paranaenses no esporte.

O Jojups representa um elemento econômico importante, que possibilita a oferta de empregos, serviços e bens de natureza esportiva, em caráter temporário ou permanente – e a competição que reúne o maior número de jovens talentos do esporte do Paraná.

Neste ano, a 34ª edição teve 12 cidades-sede (Campo Largo, Carambeí, Santa Mariana, Centenário do Sul, Jardim Alegre, Marialva, Iporã, Goioerê, Planalto, Clevelândia, Pinhão e Palotina) e reuniu 597 equipes de 292 municípios – foram 9.510 participantes ao todo, sendo 8.350 atletas de 17 a 20 anos.

CRONOGRAMA

A fase macrorregional aconteceu entre os dias 19 e 21 deste mês, nos municípios de Castro, Ibiporã, Mandaguari e Medianeira, e as finais estão previstas para ocorrer entre setembro e outubro. Os jogos são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte, realizados com o apoio das prefeituras.