Umuarama

NO FERIADÃO

Umuarama vai “vibrar” no feriadão de Corpus Christi com as Engenharíadas

04/06/2019 10H40


Umuarama – Torcedores e atletas de todo o Paraná vão movimentar a cidade de Umuarama no final do mês de junho. O município foi escolhido para sediar as Engenharíadas, evento esportivo realizado anualmente que reúne competidores das atléticas dos cursos de engenharia e arquitetura de instituições de ensino superior de todo o Paraná. As disputas esportivas envolvem 12 modalidades e as equipes participantes são divididas em 1ª e 2ª divisão. São quatro dias de competições que vão mexer com a cidade: os jogos reúnem mais de dez mil participantes de todo o Estado, que movimentam a economia do município.

Além do fomento ao esporte, a intenção da competição é aumentar a integração e união entre os universitários. As disputas são realizadas em diversos centros esportivos da cidade e o evento conta com o apoio da Secretaria de Esportes de Umuarama. A realização e organização dos jogos fica por conta de representantes das atléticas participantes – são os próprios universitários que comandam cada detalhe. O Engenharíadas Paranaense nasceu em 2009 e, ao longo desses dez anos, se destacou como maior evento esportivo entre atléticas do Paraná.

Umuarama já sediou os jogos em duas outras edições (2012 e 2015) e, segundo os organizadores impressionou pela receptividade. “A ‘cidade da amizade’ conta com tudo e mais um pouco do que é necessário para os ‘maiores jogos do sul do mundo’ acontecerem: é uma cidade estruturada, com boas praças esportivas, além de uma receptividade sensacional que promete muita integração para a galera do Engenharíadas”, diz o presidente da Comissão Organizadora, André Campos. Para retribuir pela utilização dos espaços públicos cedidos para a realização de suas atividades esportivas, os organizadores promovem ações sociais que beneficiem à comunidade local. No ano passado foram arrecadadas 18 toneladas de alimentos e 300 litros de leite que foram doados às instituições beneficentes Fazenda Esperança, Creche Lions, HOESP e Beit Abba.

Diversão

Nas três primeiras noites do evento, a comunidade da cidade sede é convidada a se juntar aos atletas para curtir grandes festas com artistas nacionais. Nesta edição, a diversão começa no dia 20, quinta-feira, com Turma do pagode e o Grupo Sempre Tem. Na sexta (21) é dia de funk com MC 2K, MC Don Juan e MC Kekel. A última noite é de festa à fantasia e a animação fica por conta de DJ Dennis e o grupo Sacode Aê.

Todos os shows serão realizados no Parque de Exposições Dário Pimenta Nóbrega, com festa open bar. A realização dos shows é da Euphoria Eventos. Os ingressos podem ser comprados separadamente para cada uma das noites ou em um “pacote” que contempla as três datas dos shows. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos.