Umuarama

Qualidade de Vida

Umuarama terá projeto com ampla estrutura para formação integral do jovem

12/12/2019 09H51

projeto-jovens-umuarama-pozzo

O prefeito Celso Pozzobom levou um grupo de secretários e lideranças locais para apresentar um projeto de formação integral do jovem que pretende construir em parceria com entidades locais no espaço que antes abrigava a incubadora empresarial da Rua Pinguim, na Zona VI.

O objetivo é congregar – em um mesmo espaço – serviços de saúde, assistência social educação, cidadania, esporte e lazer, com a participação das respectivas secretarias municipais, Guarda Mirim, Tiro de Guerra 05.012 e outras entidades.

Com o projeto, o município pretende integrar o Centro da Juventude, que atende hoje cerca de 360 crianças e adolescentes de até 18 anos, as instalações da Escola Tempo Integral – que será transferida para um novo prédio em fase de construção – o ginásio de esportes do antigo Centro Social Urbano e a incubadora, atualmente desocupada.

“Será o centro de referência para atendimento às crianças e jovens de Umuarama, um local onde eles serão preparados para mercado de trabalho, para disputar um vestibular, terão atenção social e em saúde e poderão desenvolver diversas atividades esportivas, de lazer, oficinais culturais, empreendedorismo, enfim, um espaço voltado ao desenvolvimento pleno para preparar cidadãos qualificados para o futuro”, resumiu Celso Pozzobom.

Quem participará?

O público será formado pelos adolescentes e jovens atendidos pelo Centro da Juventude, o menores da Guarda Mirim, atiradores do TG que não estejam empregados e almejem formação profissional e educacional, menores atendidos pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). “A formação pode incluir até preparação para o vestibular. É um projeto bem amplo, para atender a juventude em praticamente todas as suas necessidades”, emendou a secretária da Educação, Mauriza Lima.

Investimentos

Pozzobom disse que há uma previsão de R$ 2,5 milhões do Finisa (Plano de Financiamento às Infraestruturas e ao Saneamento) do governo federal, operado pela Caixa Econômica, que poderia receber ainda contrapartida do município para a implantação. A intenção é definir as linhas gerais e a estrutura necessária para o projeto e iniciar a implantação já no início de 2020.

“Visitaremos iniciativas semelhantes em outras cidades para formatar o modelo, atentos às necessidades dos jovens para uma formação integral, estimulando suas capacidades e o seu potencial. A proposta visa dar alternativas ao jovem que pensa no seu futuro, para que ele não fique perambulando pelas ruas, exposto aos problemas sociais, às drogas, crimes e falta de perspectivas”, completou o prefeito.

Comitiva

Acompanharam a visita as secretárias municipais de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso; de Saúde, Cecília Cividini; de Assistência Social, Izamara Amado de Moura; e de Comunicação Social, Letícia Macedo D’Avila Corrêa; a diretora da Fundação Cultural, Vera Lúcia Borges; o presidente João Ariovaldo Trento e a coordenadora da Aram/Guarda Mirim, Annie Cristiny Lopes Araújo de Lima; o subtenente Finamor, do Tiro de Guerra; o coordenador da Casa do Empreendedor, Paulo Leon Baraniuk; e a arquiteta Camila Gisele Piccolo, da Diretoria de Projetos Técnicos.