Umuarama

Chamamento

Umuarama tem baixa procura pela segunda dose da vacina contra covid

01/07/2021 09H00

Jornal Ilustrado - Umuarama tem baixa procura pela segunda dose da vacina contra covid

O município segue o Plano Nacional de Vacinação conforme direcionamento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e já aplicou 46.131 primeiras doses da vacina contra o coronavírus. Uma taxa de imunização de 54% da população-alvo (maior que 18 anos). Porém, quando se fala da aplicação da segunda dose, a baixa procura tem preocupado a administração municipal.

De acordo com Lilia Simeire Silva Hidalgo, responsável pela organização das vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, será feito um trabalho de alerta a essas pessoas, uma convocação para que cumpram o que determina a recomendação da Anvisa e tomem as duas doses da vacina, garantindo a imunização.

Ela lembra que houve uma campanha de imunização em abril e a segunda dose está marcada para a próxima sexta-feira (02/07). “Para facilitar a vida dos cidadãos, a Secretaria organizou e redistribuiu as segundas doses em cinco Unidades Básicas de Saúde: Jardim Lisboa, Central, 1 º de Maio, Ouro Branco e Cidade Alta, que vão atender das 13h30 às 16h, com agendamento prévio”, adianta.

Lilia observa que a população que mais está deixando de fazer a segunda dose da vacina contra o coronavírus são os idosos. “Temos a programação de realizar buscas ativas para identificar essas pessoas que ainda não foram vacinar, convidando-as a se imunizar. Sempre gostamos de frisar que a eficácia das vacinas da Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca dependem da aplicação da segunda dose, conforme os estudos científicos”, indica.

FALTA VACINA

Desde segunda-feira (28) Umuarama não realiza vacinação de primeira dose, pois o estoque de imunizantes zerou. São três dias com a fila parada a espera da chegada de novas doses. A Secretaria Municipal de Saúde acredita que novas doses devam chegar na sexta-feira (2).

Na manhã de ontem O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta quarta-feira (30) que o Paraná receberá 361.490 doses contra a Covid-19 nesta semana. São 277.250 do imunizante Covishield, da parceria Fiocruz/AstraZeneca, e 84.240 da Comirnaty, da Pfizer/BioNtech.

O lote é parte de uma distribuição de 3,9 milhões de doses da fabricante para todo o País. A remessa foi entregue pela Fiocruz ao governo federal na semana passada.

As vacinas da Pfizer chegarão na quinta-feira (1º), às 8h25. Elas são parte de um lote de 1,1 milhão de doses para todo o Brasil.

Seguindo a logística habitual, as doses serão encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separadas e organizadas antes do envio para as 22 Regionais do Estado.

As novas vacinas darão continuidade à vacinação do público em geral e dos grupos prioritários no Paraná, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da. Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A expectativa do Estado é de encerrar a vacinação de primeira dose no final de setembro.