Umuarama

ALERTA

Umuarama tem baixa adesão na vacinação contra paralisia infantil

30/08/2022 08H31

Jornal Ilustrado - Umuarama tem baixa adesão na vacinação contra paralisia infantil
A procura pelo imunizante está baixa o que tem preocupado os profissionais de saúde

Umuarama – Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde alertam pais e responsáveis para o fato de que em Umuarama está havendo uma baixa adesão à campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. E mais ações devem ser realizadas para estimular a cobertura vacinal. De um público estimado em 5.607 crianças, 2.021 doses foram aplicadas (36%).

Pais e responsáveis precisam se conscientizar de que trata-se de uma doença infecciosa grave e que o mundo todo luta por sua erradicação. “O imunizante está disponível em todas unidades de saúde do município e só é preciso lembrar de levar a carteirinha de vacinação”, indica o secretário Herison Cleik da Silva Lima.

A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de Atenção Primária em Saúde, detalha que são dois tipos de vacina contra a paralisia infantil no calendário básico de toda criança. “A VIP é aplicada por injeção aos 2, 4 e 6 meses de vida. A VOP é a famosa gotinha, que é destinada a crianças com idade entre 15 meses e 4 anos. Porém os pais devem ficar atentos porque o Ministério da Saúde lançou o reforço de VOP para todas as crianças de 1 a 4 anos, independentemente de já terem tomado uma, duas ou mais doses”, explica.

As cidades da região que mais vacinaram são Cafezal do Sul (115%), Esperança Nova (103%), Brasilândia do Sul (96%), São Jorge do Patrocínio (95,7%) e Maria Helena (94%). Já as que menos vacinaram são Ivaté (32%), Umuarama (36%), Iporã (43%), Mariluz (51%) e Alto Piquiri (54%).