SEGURANÇA
Umuarama sediou nesta quarta-feira (26) o 2° Encontro Regional de Gestores Municipais de Segurança Pública, onde foram discutidos temas como integração de ações, monitoramento e segurança pública, além de promover a troca de informações e conhecimentos. O evento, realizado na Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), reuniu representantes de Arapongas, Altônia, Cascavel, Maringá, Marialva, Paranavaí, Sarandi, Guaíra, Toledo e Iporã.
Segundo Elizeu Vital da Silva, secretário da Sestram, o primeiro encontro foi realizado em Maringá em dezembro e a próxima edição já está agendada para o dia 8 de março em Paranavaí. “Essa troca de experiências e o debate sobre como fortalecer a questão da segurança pública em toda a região realmente é de grande importância, pois, como destacou o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli, ‘Segurança pública é algo que não se faz sozinho: é fundamental a participação de todos os agentes envolvidos’”, comentou.
O evento começou com a apresentação da Guarda Municipal de Umuarama (GMU), feita pelo diretor Valdiney Roberto Rissato. Ele relatou que há quase 31 anos a corporação é um símbolo da defesa e da proteção do cidadão. “Trabalhando em parceria com outras forças de segurança – como as polícias Militar, Civil, Rodoviária e Ambiental, além do Corpo de Bombeiros e do Samu – a GMU é lembrada e chamada (pelo telefone 153) para as mais diversas ocorrências. Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2022 nós recebemos nada menos que 3.400 chamados em nossa central, uma média de 280 contatos por mês. Temos hoje um efetivo de 28 agentes – seis mulheres e 22 homens – e atuamos para coibir ações violentas ou criminosas, sempre com esse objetivo de zelar pela comunidade”, afirmou Rissato.
O secretário de Segurança Pública e de Trânsito de Arapongas, subtenente Paulo Sergio Argati, falou sobre a importância de estudos e projetos para a formação de Consórcios Intermunicipais de Segurança Pública, destacando que é uma forma de atuação integrada que reduz os custos dos serviços prestados. “Já existem alguns consórcios intermunicipais em funcionamento no Brasil que contam com o aporte de recursos advindos de programas estaduais e nacionais que também têm o objetivo de reduzir a criminalidade e envolver a comunidade”, pontuou.
Representando a Guarda Municipal de Maringá, Alex André Antunes Andrade, falou sobre legislação pertinente a Guardas Municipais, ressaltando que essa série de encontros entre os gestores é de primordial importância para, cada vez mais, fortalecer essas instituições. “Quanto mais tivermos informações técnicas e compartilharmos nossas ações operacionais, mais teremos condições de realizar o enfrentamento de situações que ofereçam segurança à população”, indicou.
O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, fez questão de prestigiar o encontro, destacando e elogiando a atuação da Sestram. “Nossa cidade é polo e referência também na questão da segurança dos cidadãos, por isso fazemos questão de investir no fortalecimento da Sestram – que inclusive foi criada em nossa gestão, reunindo as forças de atuação da Guarda Municipal, da Diretoria de Trânsito (Umutrans) e da Defesa Civil. Parabéns a cada um de vocês que dedicaram o dia de hoje para se aperfeiçoarem como profissionais e defensores da sociedade. Contem sempre comigo: a Prefeitura de Umuarama estará sempre de portas abertas para a realização de eventos dessa importância”, registrou.