DESENVOLVIMENTO
Umuarama recebeu nesta segunda-feira (6) a 1ª Feira de Turismo Caminho das Águas, dedicado ao fomento do turismo e ao fortalecimento do networking entre produtores dos 21 municípios que compõe a Associação dos Município de Entre-Rios (Amerios). O evento foi no recinto de leilões da Sociedade Rural de Umuarama e contou com 24 expositores além de artesãs locais. Durante a manhã houve palestras.
Durante todo o dia, pequenos produtores e feirantes puderam apresentar seus produtos para o público. Também é uma preparação para a seleção para participação em feira estadual de turismo, prevista para o início do ano na cidade.
“É uma oportunidade para que possamos descobrir as potencialidades da nossa região e fomentarmos o turismo, principalmente o rural”, salientou José Antônio Movio, presidente da Instância de Governança Regional, ligada a Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional da Amerios, órgão ligado ao governo do Estado que busca justamente desenvolver o turismo em todo o Estado.
Rotas
No momento, são poucas as rotas turísticas estruturadas na região. Uma delas é a Caminho das Paineiras, em Altônia, que engloba restaurantes, trilhas ecológicas e cafés coloniais. Já o Rancho do Queijo está na Rota do Queijo Paranaense. Por enquanto, a produção de cerca de 500 quilos do produto mês atende apenas o público de Pérola, mas a ideia de produtor rural Lucas Herculano, de 27 anos, é ampliar o negócio.
Entre os produtos que chamam a atenção pela originalidade está o hidromel, feito a partir da fermentação do mel pelo professor de inglês Auyber Pieretti, de 30 anos, de Umuarama. “É um vinho branco com sabor de mel”, contou. O produto tem 12% de teor alcoólico e no fim, se sente a doçura do mel.
As frutas desidratadas que viram chás, drinks, doces e quitutes são a aposta de Danila Calderon, moradora de Cruzeiro do Oeste. A partir do próximo ano ela espera abrir a sua propriedade, em Tapejara, para cafés coloniais, com o foco na sustentabilidade.
Já pertinho de Umuarama, Marilini Bella Valentina, está preparando a propriedade da família, a cerca de 3 km da cidade, para o turismo rural, com direito a trilhas, quitutes e muito contato com a natureza. Atualmente ela e o marido já atuam na comercialização de compotas, doces, conservas, geleias e outros produtos nas feiras locais. “Temos a ideia da expansão e estamos nos preparando para isso”, contou.
Contur
Umuarama foi inclusa na Rota da Lavanda, com o Recanto Girassol e também com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que participa para fins acadêmicos apenas. A presidente do Conselho Municipal do Turismo de Umuarama, Rose Movio, ainda falta união para o fortalecimento do setor.
Ela informou que já conseguiu a cessão de um espaço na Casa do Empreendedor para atendimento. O local conta ainda com uma estagiária e computador. “Muitos não tem redes sociais, cartões ou qualquer material de ajude na divulgação. Queremos fazer esse primeiro atendimento”, explicou Rose.
A presidente do Contur ainda salientou a importância de incentivar artesãs locais para a confecção de souvenirs com imagens e símbolos de Umuarama. “Se uma pessoa vem em Umuarama e quiser levar uma lembrança ou mesmo se nós quisermos presentear alguém com algo que represente a cidade, não tem. Por isso, a ideia de incentivar as artesãs na produção de produtos voltados para esse fim”, afirmou.