Umuarama

DESENVOLVIMENTO

Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural

07/11/2023 16H20

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural
A artesã Laura personaliza souvenirs, como chinelos, com estampas de Umuarama

Umuarama recebeu nesta segunda-feira (6) a 1ª Feira de Turismo Caminho das Águas, dedicado ao fomento do turismo e ao fortalecimento do networking entre produtores dos 21 municípios que compõe a Associação dos Município de Entre-Rios (Amerios). O evento foi no recinto de leilões da Sociedade Rural de Umuarama e contou com 24 expositores além de artesãs locais. Durante a manhã houve palestras.

Durante todo o dia, pequenos produtores e feirantes puderam apresentar seus produtos para o público. Também é uma preparação para a seleção para participação em feira estadual de turismo, prevista para o início do ano na cidade.

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural
O casal Juliano e Marilini viram na Feira a oportunidade para expandir a renda familiar com um novo nicho de mercado

“É uma oportunidade para que possamos descobrir as potencialidades da nossa região e fomentarmos o turismo, principalmente o rural”, salientou José Antônio Movio, presidente da Instância de Governança Regional, ligada a Agência de Desenvolvimento do Turismo Regional da Amerios, órgão ligado ao governo do Estado que busca justamente desenvolver o turismo em todo o Estado.

Rotas

No momento, são poucas as rotas turísticas estruturadas na região. Uma delas é a Caminho das Paineiras, em Altônia, que engloba restaurantes, trilhas ecológicas e cafés coloniais. Já o Rancho do Queijo está na Rota do Queijo Paranaense. Por enquanto, a produção de cerca de 500 quilos do produto mês atende apenas o público de Pérola, mas a ideia de produtor rural Lucas Herculano, de 27 anos, é ampliar o negócio.

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural
Lucas Herculano, do Rancho do Queijo, já está com seu produto incluso na Rota do Queijo Paranaense

Entre os produtos que chamam a atenção pela originalidade está o hidromel, feito a partir da fermentação do mel pelo professor de inglês Auyber Pieretti, de 30 anos, de Umuarama. “É um vinho branco com sabor de mel”, contou. O produto tem 12% de teor alcoólico e no fim, se sente a doçura do mel.

As frutas desidratadas que viram chás, drinks, doces e quitutes são a aposta de Danila Calderon, moradora de Cruzeiro do Oeste. A partir do próximo ano ela espera abrir a sua propriedade, em Tapejara, para cafés coloniais, com o foco na sustentabilidade.

Já pertinho de Umuarama, Marilini Bella Valentina, está preparando a propriedade da família, a cerca de 3 km da cidade, para o turismo rural, com direito a trilhas, quitutes e muito contato com a natureza. Atualmente ela e o marido já atuam na comercialização de compotas, doces, conservas, geleias e outros produtos nas feiras locais. “Temos a ideia da expansão e estamos nos preparando para isso”, contou.

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural

Contur

Umuarama foi inclusa na Rota da Lavanda, com o Recanto Girassol e também com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que participa para fins acadêmicos apenas. A presidente do Conselho Municipal do Turismo de Umuarama, Rose Movio, ainda falta união para o fortalecimento do setor.

Ela informou que já conseguiu a cessão de um espaço na Casa do Empreendedor para atendimento. O local conta ainda com uma estagiária e computador. “Muitos não tem redes sociais, cartões ou qualquer material de ajude na divulgação. Queremos fazer esse primeiro atendimento”, explicou Rose.

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia 1ª Feira de Turismo para fomentar turismo rural

A presidente do Contur ainda salientou a importância de incentivar artesãs locais para a confecção de souvenirs com imagens e símbolos de Umuarama. “Se uma pessoa vem em Umuarama e quiser levar uma lembrança ou mesmo se nós quisermos presentear alguém com algo que represente a cidade, não tem. Por isso, a ideia de incentivar as artesãs na produção de produtos voltados para esse fim”, afirmou.