Consciência
Ao caminhar por Umuarama e não importa se é no centro, bairros, praças, bosques ou lagos, nos deparamos com lixo jogado nas ruas e canteiros. Sem a cultura da preservação da própria espécie, muitos umuaramenses simplesmente deixam um rastro de sujeira pela cidade.
Tal burrice traz problemas sérios para a comunidade, como entupimento de bueiros, surgimento de mosquitos transmissores de doenças, insetos e traquinídeos.
No centro da cidade é só passar pela avenida central para encontrar caixas, isopor, plásticos, papéis, embalagens, garrafas, copos entre outros inúmeros resíduos deixados pelo homem. Mesmo com a atuação da administração municipal de realizar a limpeza e urbanização das vias, Umuarama continua sendo uma cidade suja.
Papéis de balas, saquinhos plásticos, bitucas de cigarros e chicletes ou mesmo o lixo depositado em locais inadequados, além de sujarem, estes são carregados pelo vento e pelas chuvas para os bueiros que levam às galerias de água. O constante despejo do lixo acarreta no entupimento das vias gerando alagamentos, além de degradar o meio ambiente.
Segundo a administração municipal, o aterro sanitário de Umuarama recebe cerca de 80 toneladas de lixo por dia. Deste montante mais de 30 toneladas são materiais recicláveis (cerca de 40%). Já a coleta seletiva recolhe em média 10 toneladas por dia. “Esses números mostram o tamanho do problema. Todo esse material reciclável que vai para o aterro prejudica o ambiente e os trabalhadores da Cooperuma, reduzindo as receitas”, apontou o diretor de meio ambiente Matheus Michelan Batista.
O lixo jogado nas ruas evidencia a falta de conscientização da população em relação ao papel de cada indivíduo na construção e organização do espaço urbano e na conservação do meio ambiente. Ação coloca em risco a vida das pessoas, pois sofás, televisores e até uma tampinha de garrafa jogado de forma incorreta se transformam em criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Resto de comida, lixo de cozinha deixados nas ruas e terrenos vazios também atraem animais peçonhentos como aranhas, escorpião e cobras. Desta forma, jogue seu lixo nas lixeiras e separe seus resíduos (orgânicos e recicláveis) para que eles possam ser coletados e destinados para aterros sanitários e reciclagem.