Umuarama

LUTO

Umuarama se despede das vítimas de acidente aéreo no litoral

08/07/2023 13H16

Jornal Ilustrado - Umuarama se despede das vítimas de acidente aéreo no litoral
Cerimônia de despedida aberta ao público acontece no ginásio de esportes Amario Vieira da Costa

Desde o início da manhã deste sábado (8) Umuarama se despede com comoção e consternação das três vítimas fatais de acidente aéreo ocorrido na Serra do Mar, no litoral do Estado, na última segunda-feira (3).

O velório de Felipe Furquim, 35 anos, Jonas Borges Julião, 37 e Heitor Guilherme Genowei Júnior, o Juninho do Posto, de 42 anos, ocorreu nas primeiras horas em cerimônia reservada aos familiares no Memorial Umuprev.

Após às 10 horas a despedida foi aberta ao público no Ginásio de Esportes Amario Vieira da Costa. Centenas de amigos e conhecidos passaram pelo local. O primeiro a ser levado ao poliesportivo foi o corpo de Julião. Por voltas das 11 horas chegou o de Genowei e perto das 12 horas o de Furquim.

Autoridades locais e regionais também marcaram presença. Entre elas o deputado estadual Márcio Nunes, visivelmente emocionado, o chefe de gabinete do Governo, Darlan Scalco, Luís Carlos Borges Cardoso, assessor da Casa Civil, o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, vereadores, até o início da tarde. A previsão era a presença de outras autoridades até o horário previsto para o sepultamento, às 17 horas, no Cemitério Municipal.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, decretou luto de três dias no Município.

Jornal Ilustrado - Umuarama se despede das vítimas de acidente aéreo no litoral
Nas primeiras horas da manhã houve cerimônia reservada as famílias e amigos próximos das vítimas, no Memorial Umuprev

O resgate

Após cinco dias de buscas intensas por terra e ar em uma área de difícil acesso por ser muito íngreme, com mata fechada e alta altitude, as três vítimas foram resgatadas infelizmente sem vida.

Elas estavam em um avião monomotor que caiu perpendicularmente no lado oeste da Serra da Prata, no litoral do Estado, na manhã de segunda-feira. A equipe de busca conseguiu chegar aos destroços do avião graças ao sinal GPS emitido pelo relógio de pulso do piloto, Jonas Julião. A copa das árvores encobriam a aeronave.

Uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) desceu de rapel, confirmou a presença do monomotor e das vítimas. O resgate também foi feito pelo ar ainda na tarde de sexta (7), uma vez que o acesso terrestre não foi viável. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e posteriormente transladados para Umuarama, onde chegaram no início da manhã de sábado.

Toda a ação de busca foi coordenada desde o início pela FAB com o auxílio do Corpo de Bombeiros. Ao menos 200 pessoas participaram, entre elas muitos voluntários, como moradores e montanhistas, que conhecem bem a região. Também foram utilizados aviões, helicópteros e drones do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da aeronáutica. Ao total foram ao menos 200 km² de área percorrida em mais de 65 horas de trabalho.

O acidente

A aeronave decolou do aeroporto municipal Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50 de segunda-feira (3), com destino a Paranaguá, no litoral. A previsão era de um voo de pouco mais de duas horas e meia, com chegada para as 10h24. Cerca de 10 minutos antes, às 10h14, o avião monomotor Piper Arrow, modelo PA-28R-200 desapareceu, a cerca de 25 km do destino final.

Na pequena aeronave, com capacidade para 4 pessoas, estavam o piloto, Jonas Borges Julião, e os servidores públicos lotados na Casa Civil, Felipe Furquim e Heitor Genowei Júnior. As buscas começaram oficialmente por volta das 14 horas, após alerta do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Curitiba, de que o avião havia perdido o contato e não chegado ao seu destino.

No momento do acidente havia muita neblina na região e o tempo estava fechado, segundo informou o Corpo de Bombeiros ainda nos primeiros dias de busca. O aeroporto de Paranaguá é de pequeno porte e a aterrizagem ocorre somente visualmente, sem o auxílio de equipamentos.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave não acionou o ELT (sinal de localização de emergência) ao longo do percurso.