Umuarama

CORONAVÍRUS

Umuarama registra quinta morte por Covid-19 e lotação de 100% dos leitos de UTI

07/07/2020 17H58

plantao_coronavirus_umuarama

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de Umuarama registrou o quinto óbito causado pelo novo coronavírus nesta terça-feira (7). O informativo da Prefeitura chegou a citar que os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Uopeccan, o hospital de referência para atendimento da Covid-19 da região, estavam 100% lotados, mas o Uopeccan e a 12ª Regional de Saúde corrigiram a informação afirmando que no início da noite eram sete pacientes na UTI, ou seja, 70% de ocupação.

A morte registrada ontem em Umuarama é de um homem hipertenso de 99 anos e que, segundo o boletim, estava internado em UTI da rede privada. Logo após a divulgação, alguns familiares da vítima comentaram em redes sociais que o idoso não estaria internado nem com Covid-19, mas a Prefeitura reafirmou em seguida que o teste molecular (Swap) deu resultado positivo e a família foi informada disso.

Outros 20 novos casos de Covid-19 foram confirmadas, sendo 10 mulheres entre 25 a 69 anos; nove homens entre 30 e 99 anos de idade e mais uma criança de 9 anos.

Com os novos casos, Umuarama tem o total de 309 positivos para Covid-19, dos quais 237 estão em isolamento domiciliar e três pacientes hospitalizados, sendo dois em enfermaria e um na UTI. Há ainda 64 pessoas recuperadas e cinco óbitos.

LOCKDOWN

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Umuarama, a administração municipal e o Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE) estudam todas as situações e fluxos de contágio e por meio desses dados vem tomado medidas para manter a economia ativa em todos os setores, diminuindo o ritmo apenas aos fins de semana.

Desta forma, no momento não há decisão sobre o fechamento do comércio local. “Lembro que se todos não colaborarem com os protocolos indicados pela saúde desde o início, não só o comércio mais muitos setores poderão ter sua atividade reavaliada”, alertou a secretária de Comunicação,  Letícia Macedo D’Avila Correa.

LEITOS LOTADOS

Os dez leitos de UTIs do hospital Uopeccan, disponíveis para Covid-19 na região de Umuarama, estavam ocupadas nesta terça, bem como, 16 dos 30 leitos de enfermaria.

A reportagem do jornal Umuarama Ilustrado buscou informações sobre ampliação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para Umuarama e região, mas não obteve retorno da 12ª Regional de Saúde.

No início dos casos de Covid-19 em Umuarama e região, a diretora da 12º Regional de Saúde, Viviane Herrera, explicou que dos 10 leitos de UTI na 12ª Regional de Saúde, o Governo do Estado trabalha com contrato de leitos Covid-19 exclusivos por macrorregião. “A nossa macrorregião é formada por cinco Regionais de Saúde com o total de 102 leitos de UTI e 227 leitos de enfermaria e”, explicou.

Ainda segundo Viviane, a Secretaria Estadual de Saúde também tem a capacidade de ampliação de leitos de acordo com necessidade epidemiológica. “Ou seja, a medida que aumenta a taxa de ocupação desses leitos, automaticamente são ampliados novos. Já temos um estudo de leitos em nossa regional e se necessário serão habilitados”, ressaltou a diretora da 12ª Regional de Saúde.

SUSPEITOS

O boletim ainda registrou 391 pessoas com suspeita de Covid-19, com cinco internadas em enfermaria e 386 em isolamento domiciliar. Do total de 1.536 notificações, 836 suspeitas foram descartadas.

BOLETIM MUNICIPAL