Umuarama

ENTREVISTA

Umuarama registra queda na procura por vacinas e isso preocupa, diz secretário da Saúde

29/04/2024 15H09

Jornal Ilustrado - Umuarama registra queda na procura por vacinas e isso preocupa, diz secretário da Saúde
Secretário de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza

Umuarama – Apesar da temporada de vacinação contra a gripe já estar aberta, muitos pais têm deixado de cumprir esse compromisso tão importante com a saúde do filho. O imunizante contra a influenza já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para uma série de grupos, inclusive para crianças de seis meses de vida até 5 anos, 11 meses e 29 dias. Em Umuarama, até o momento, apenas 24,16% do público-alvo recebeu a dose do imunizante.

Para driblar essa ação evasiva, principalmente de pais e responsáveis, a Secretaria de Saúde de Umuarama e a 12ª Regional de Saúde estão de mãos dadas para realizar série de ações voltadas a busca ativa dessas crianças. “Estamos nos organizando para realizarmos ações extramuros, inclusive nas escolas”, explicou o secretário de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza.

Edson comentou que de forma geral os pais mantém o calendário das vacinas em dia, mas acabam pecando com as que estão disponíveis na rede pública mas não tem caráter obrigatório, como é o caso da Influenza A, causadora da gripe. Nos últimos anos a eficácia de imunizantes têm sido colocada em dúvida de forma irresponsável e sem qualquer fundamento científico, o que tem prejudicado a cobertura vacinal, principalmente em crianças.

SRAG

Desde o início de abril o boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, que analisa os casos de óbito e internações provocadas por SRAG em todo o País, tem apontado para um aumento de mortes em crianças até dois anos de idade, causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente devido ao devido o vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe.

O pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe da Fiocruz, Marcelo Gomes, destaca a importância da vacinação.

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode  acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental”, afirma o pesquisador.

Quem pode tomar a vacina da gripe na UBS:

Os grupos prioritários definidos para a campanha de vacinação são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias),

* Gestantes,

* Puérperas,

* Povos indígenas,

* Trabalhadores da saúde,

* Idosos com 60 anos e mais,

* Professores das escolas públicas e privadas,

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,

* Pessoas com deficiência permanente,

* Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas,

* Caminhoneiros,

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso,

* Trabalhadores portuários,

* Funcionários do sistema prisional,

* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

* População privada de liberdade.