Umuarama

Saúde

Umuarama registra 87 novos casos de dengue em duas semanas

30/01/2020 09H27

dengue-quintal-sujo-umuarama

Os paranaenses estão perdendo para dengue. Conforme o boletim emitido ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, são 34 municípios em epidemia e 26 cidades em situação de alerta. Em Umuarama a população precisa ficar alerta, pois em duas semanas o município passou de 67 casos confirmados para 154 pessoas com a doença.

Conforme dados da Vigilância em Saúde Ambiental no atual ano epidemiológico (iniciado no final de julho/2019) são soma 154 confirmações e ainda há 69 casos suspeitos aguardando os exames. Na última semana o prefeito Celso Pozzobom retomou o programa Bairro Saudável e também pediu o envolvimento de toda comum ida para contendo o avanço da dengue “Em comparação a outras cidades do Estado estamos contendo o avanço da doença, mas não podemos relaxar. É preciso convencer a população a cuidar do seu quintal e eliminar os criadouros”, alertou o prefeito Celso Pozzobom.

A luta começa em casa

Em um levantamento da Secretaria da Saúde do Paraná revelou que a luta contra o mosquito da dengue precisa ser travada dentro dos quintais. Os dados mostram que 43% dos criadouros foram localizados em recipientes plásticos, garrafas e latas, acumulados destampados nos quintais das residências e em entulhos de construção, caçambas e latas de tintas também deixadas abertas nos quintais.

Bairro Saudável

O Bairro Saudável auxilia a população a eliminar móveis velhos, utensílios domésticos sem utilidade, baldes, tonéis, vasos, eletro-eletrônicos, brinquedos e outros materiais que podem acumular água e favorecer a reprodução do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zica vírus, febre chikungunya e febre amarela. Também orienta a população a manter os cuidados com o quintal, limpando calhas, pratinhos de plantas e até a água dos bebedouros de animais.

Números no Paraná

O número de casos confirmados no Estado aumentou em 3.264: passou de 7.618 para 10.882 confirmações, um aumento de 42,82% em relação à semana anterior. São 198 municípios com casos confirmados para a doença.

O documento mostra 34 municípios em epidemia, 10 a mais que a relação divulgada na semana passada. Os municípios que passaram a constar desta lista são: Jesuítas, Barbosa Ferraz, Iretama, Alto Paraná, Paranapoema, Munhoz de Mello, Lupionópolis, Jacarezinho, Quatro Pontes e Godoy Moreira. 26 cidades estão em situação de alerta; o número também aumentou se comparado ao informe anterior, com 8 municípios a mais. São eles: Fênix, Alto Piquiri, Loanda, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Santa Inês e Santo Inácio.

Mortes

Os cinco novos óbitos confirmados nesta semana envolvem idosos, todos portadores de comorbidades, que são doenças crônicas já instaladas e que associadas à dengue agravam o estado de saúde dos pacientes, provocando o óbito. De acordo com o boletim quatro mortes são casos autóctones, contraídos na cidade de residência: mais um caso foi em Nova Cantu; uma mulher de 71 anos, com pneumonia e artrite reumatóide (óbito em 03/01/2020); um caso em Itaguajé, uma mulher de 89 anos, portadora de hipertensão arterial (óbito em 09/01/2020); um caso em Colorado; onde morreu um homem de 80 anos e cardiopata ( óbito em 26/12/2019), e um caso em Florestópolis, um homem de 72 anos (23/12/2019). Um outro caso importado foi confirmado: de uma moradora do município de Rondon; a mulher de 66 anos, adquiriu dengue quando viajou para Itajubi, no interior paulista e era portadora de hipertensão arterial e diabetes (óbito em 12/01/2020).