FURTOS

O aumento no número de furtos de caminhonetes em Umuarama nos primeiros meses de 2026 tem chamado a atenção das autoridades e preocupado moradores. Somente no município foram registradas 11 ocorrências no período, o que representa uma média superior a um caso por semana. A maioria dos veículos levados é do modelo Toyota Hilux, considerado um dos mais visados por criminosos.
De acordo com o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial, Izaías Cordeiro de Lima, até terça-feira (24) a Polícia Civil havia contabilizado sete furtos na cidade neste início de ano, sendo a maioria envolvendo caminhonetes Hilux. Já na manhã desta quarta-feira (26), uma Hilux foi furtada nas proximidades do Hospital Cemil, elevando o número para oito registros pela corporação.
Já o 25º Batalhão da Polícia Militar informou que, até terça-feira (24), haviam sido registrados 11 furtos de caminhonetes em Umuarama. Com o caso ocorrido nesta quarta-feira (26), o total sobe para 12 ocorrências no município, conforme os registros da PM.

Há, no entanto, uma divergência entre os números apresentados pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. Questionada sobre a diferença, a PM esclareceu que os dados divulgados se referem exclusivamente aos registros feitos pela corporação. Segundo a instituição, há situações em que a ocorrência é registrada diretamente na Polícia Civil, o que pode impactar na consolidação final das estatísticas. Até o momento, não há confirmação oficial sobre o motivo exato da discrepância nos números.
A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para a possível atuação de um grupo criminoso organizado na cidade e região. A suspeita é de que os veículos furtados sejam encomendados e posteriormente encaminhados ao Paraguai, onde passariam por modificações para o transporte de ilícitos, como cigarros contrabandeados, drogas e armas. Detalhes adicionais não foram divulgados para não comprometer o andamento das investigações.
Como resultado das ações de patrulhamento e pronta resposta, quatro veículos foram recuperados no período — duas Toyota Hilux, uma Mitsubishi L200 e uma VW Saveiro Cross — além de outras recuperações realizadas por forças de segurança fora da área do batalhão.
O município também conta com o reforço do programa Olho Vivo, iniciativa do Governo do Estado que utiliza câmeras inteligentes e cruzamento automático de dados. Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o sistema auxiliou na apreensão de seis veículos clonados e na recuperação de 40 automóveis com registro de roubo ou furto.
Em Umuarama, estão previstas 32 câmeras com tecnologia capaz de identificar divergências entre placa e modelo do veículo, circulação incompatível com registros anteriores e até o uso simultâneo de uma mesma placa em locais distintos. A partir desses alertas, as equipes policiais são acionadas para abordagem e verificação.