Ordem
Forças de segurança reuniram-se com representantes Justiça Eleitoral e Ministério Público de Umuarama para definir como será desenvolvido o trabalho antes, durante e após a votação das Eleições 2022, que ocorrem neste domingo (02).
No encontro foi definido esquema especial para garantir a segurança da comunidade da Capital da Amizade.
Segundo o comandante do 25º BPM, major Cláudio Roberto Longo, todo o efetivo do batalhão será empregado em Umuarama e em mais 17 municípios que estão na jurisdição do 25º BPM.
“Haverá policiamento em todos os pontos de votação, seja com efetivo a pé, fixo a 100 metros dos locais, e também com viaturas”, explicou o comandante.
Na área de abrangência do 25º BPM são quase 100 seções. Somente em Umuarama são 276 seções divididos em 26 colégios eleitorais. O maior é o Campus III da Universidade Paranaense (Unipar).
Ainda segundo o major Cláudio Longo o efetivo já estará em alerta no sábado, para coibir excessos, seja com o derrame de santinhos próximos aos locais de votação, seja situações de transporte de material irregular ou de compra de votos. Já no domingo será dada atenção especial também para o transporte irregular de eleitores e para condutores embriagados.
A lei seca que foi anunciada durante a semana, foi suspensa nesta sexta-feira (30). “Vamos estar nas ruas para coibir excessos. Conduzir embriagado é uma contravenção penal”, o major explicou Cláudio Longo.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Umuarama, Valdiney Rissatto, a GM vai estar com seis equipes realizando o patrulhamento desde hoje até o fim da eleição. As urnas eletrônicas serão entregues nas seções neste sábado, por empresa contratada pela Justiça Eleitoral especialmente para isso. “Nossas equipes estarão realizando o patrulhamento em todos os colégios eleitorais para garantir a segurança dos equipamentos”, afirmou Rissatto.