Umuarama

Emprego e Renda

Umuarama mantêm-se entre as cidades mais importantes do Estado na geração de empregos

08/09/2021 08H28

Jornal Ilustrado

Os cinco municípios paranaenses que mais empregaram trabalhadores no mês de agosto, por meio das Agências do Trabalhador, foram Curitiba, Cianorte, Cascavel, Marechal Cândido Rondon e Umuarama. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

Outro número importante, divulgado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, é que a Agência do Trabalhador de Umuarama fechou o mês de agosto de 2021 com 390 colocações no mercado de trabalho. “Seguramente um número expressivo e que representa bem a força que tem o município na geração de oportunidades”, comenta o secretário Edvaldo Ceranto Junior.ç

Ele relata que a determinação do prefeito Celso Pozzobom no estímulo à geração de empregos é um fator determinante. “Mesmo durante a pandemia os números da cidade demonstram confiança na economia local. A administração municipal está sempre trabalhado para tornar a cidade mais atrativa aos investidores, com grandes investimentos em obras estruturantes, redução de burocracia, agilização de processos e estímulos ao crédito para os empreendedores, além de formações contínuas e muitas parcerias”, observa.

Segundo o Caged, a capital do Paraná gerou 591 empregos e foi seguida por Cianorte, com 553, Cascavel, com 490, Marechal Cândido Rondon, com 490, Umuarama, com 390, Francisco Beltrão, com 311, Medianeira, com 303, Assis Chateaubriand, com 296, Pato Branco, com 241, e Matelândia, com 234. “Temos nos dedicado muito a ações que possam realmente oferecer oportunidades aos trabalhadores de nossa cidade. Estamos sempre fazendo parcerias, aproximando a Agência do Trabalhador do cidadão e da classe empresarial. São ações que trazem bons resultados”, observa Reginaldo Barros, diretor da Agência do Trabalhador de Umuarama, acrescentando que a Agência atendeu a 2.023 pessoas à procura de emprego só durante o último mês, além de 380 trabalhadores que deram entrada no Segura Desemprego.

EMPREGA MAIS

Ação de sucesso da Agência do Trabalhador, o programa Emprega Mais Umuarama leva serviços de intermediação de mão de obra diretamente nos bairros. Para se ter uma ideia, só na primeira edição, realizada na última sexta-feira (3) no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Parque Dom Pedro, foram realizados 80 atendimentos, com o saldo de 25 encaminhamentos de trabalhadores para entrevistas de emprego em diversos segmentos.

Dentre os serviços oferecidos pelo Emprega Mais Umuarama, estão encaminhamentos para entrevistas, inclusão de novos cadastros e atualizações dos já cadastrados, não sendo necessário agendamento. “A finalidade é atender aos empregadores que têm procurado a agência em busca de trabalhadores e também facilitar o acesso dos candidatos às vagas disponíveis”, explicou, lembrando que para ser atendido o cidadão deve levar Carteira de Trabalho, currículo e documentos pessoais. “A próxima edição do Emprega Mais Umuarama será no CRAS II, que fica no bairro Alto São Francisco, na próxima sexta-feira (10), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h”, finaliza.