Umuarama

VACINA

Umuarama inicia vacinação de pessoas com 40 anos

09/07/2021 17H22

vacinação-febre-amarela-umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama acaba de anunciar que vai dar início à vacinação de pessoas com idade de 40 anos e acima. A imunização será neste domingo (11), no Centro de Saúde Escola (Unipar sede) na Escola Municipal Sebastião de Mattos, das 8h às 11.

Pela programação das equipes de saúde, a vacinação dessa faixa etária só seria atingida em agosto e essa antecipação pode ser comemorada pela população umuaramense. “Nós seguimos com rigor o Plano Nacional de Imunização, porém investimos na capacitação dos profissionais, na logística de distribuição, nas estruturas das UBS e demais locais de vacinação, o que contribui em muito para a celeridade das aplicações”, observa Maria Harue Takaki, secretária municipal de Saúde.

De acordo com o Vacinômetro, o município já vacinou 52.669 pessoas com a primeira dose (e 16.279 com a segunda). Isso representa 62% da população com mais de 18 anos. “O Governo do Estado estabeleceu como meta imunizar, ao menos com a primeira dose ou dosagem única, até o fim de agosto, e 100% deste grupo até o fim de setembro. Umuarama já atingiu esse objetivo”, comemora Harue.

NÚMEROS

O número de umuaramenses vacinados deve aumentar significativamente neste final de semana, já que, além do grupo dos 40 anos acima, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar também, com o imunizante da Janssen (de dose única), os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo de passageiros, com idade entre 18 e 59 anos. “A vacinação para esse grupo será também no próximo domingo, das 8h às 11h, no ginásio da Escola Municipal Sebastião de Mattos, que fica na rua José Carlos Parras Pires s/n, no Jardim Porto Belo, próximo à Zaeli”, observa a secretária.

Segunda dose, só no prazo correto

A Secretaria Municipal de Saúde alerta à população que é falsa informação que circula nas redes sociais orientando as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus a procurarem as unidades de saúde de Umuarama para antecipar a aplicação da segunda dose. Tal prática só é autorizada com prescrição médica expressa, em documento, para alguns casos especiais.

A população em geral deve aguardar a data marcada na carteirinha de vacina para receber a dose dois e completar o ciclo vacinal dentro do prazo determinado para cada tipo de imunizante, aumentando a eficácia e proteção contra a covid-19.