Umuarama

MOBILIDADE URBANA

Umuarama estuda novo formato do transporte coletivo urbano

16/12/2022 08H38

Jornal Ilustrado - Umuarama estuda novo formato do transporte coletivo urbano

A comissão especial de estudo e viabilização do novo contrato de transporte coletivo urbano de Umuarama reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 15, na Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram), com o coordenador de planejamento da TTC Soluções em Mobilidade, Daniel Ortiz Hadlich. A empresa foi contratada para realizar um estudo sobre a realidade do transporte coletivo urbano e vai subsidiar a secretaria na elaboração de um projeto para a lei de concessão do serviço.

O estudo também contribuirá para a elaboração do edital visando a contratação de uma empresa para assumir em novos moldes o transporte de passageiros de Umuarama, por meio de licitação. A comissão foi instituída pela portaria 1.357/2022, e é presidida pela diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer. O grupo ainda é formado por membros da Sestram, da Procuradoria-Geral do Município e das secretarias de Administração, Fazenda, Proteção e Defesa do Consumidor, Gabinete e Gestão Integrada.

“Como o contrato será de longo prazo, precisa ser bem estudado, discutido e estruturado, pois terá impacto de muitos anos na vida dos usuários. As pesquisas e análises preliminares da empresa responsável pelo estudo já indicam caminhos que podem melhorar o serviço”, afirmou Dianês Piffer.

O secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, disse que a comissão e a empresa têm trabalhado em conjunto, pontuando questões, prazos, e mostrando ação diante das reclamações incessantes da população sobre o transporte coletivo. “A administração do prefeito Hermes Pimentel está preocupada em resolver as questões que incomodam os usuários e em tornar o sistema mais eficiente e equilibrado, afinal o próximo contrato deve ter duração de até 30 anos. Tem que ser bom para os usuários e viável”, afirmou.

Jornal Ilustrado - Umuarama estuda novo formato do transporte coletivo urbano

DESAFIOS

Para o procurador-geral, Renan de Deus Lima, a análise é complexa, diante dos desafios e trâmites legais, porém avança. “Podemos precisar de mais prazo até a realização da licitação. A TTC está colhendo dados concretos, ouvindo os usuários para apurar a realidade do transporte coletivo urbano e apresentar soluções, com base na sua longa experiência na área”, acrescentou o procurador-geral Renan de Deus Lima.

O assessor especial Kenny Julian Gonçalves, da Sestram, disse que com o trabalho da TTC o município terá um diagnóstico completo do sistema para estruturar o novo contrato e assumir as rédeas do sistema, “além de poder aplicar os dados num plano amplo de mobilidade urbana, integração de modais e até subsidiar o planejamento urbano”.

CRONOGRAMA

Daniel Hadlich explicou que a empresa já definiu o cronograma e a metodologia de trabalho, bem como as diretrizes, e já está ouvindo os usuários do transporte coletivo. “Já fizemos mais de 500 entrevistas no terminal urbano e, mais do que o preço da tarifa, os usuários demonstram mais insatisfação é com a escassez de horários e o roteiro de algumas linhas”, apontou. Cerca de 76% dos entrevistados disseram que a tarifa praticada hoje é ‘razoável’. Daniel citou que será importante realizar uma audiência pública sobre as propostas para o sistema, aprovar a lei de concessão do serviço e só então definir a licitação. A previsão é que o relatório final do estudo seja apresentado entre março e abril de 2023 para que a licitação seja realizara e partir de maio.