Umuarama

Imunização

Umuarama está há 10 dias sem realizar vacinação de primeira dose contra covid-19

10/09/2021 08H36

vacinação-febre-amarela-umuarama

Os Umuaramenses entre 22 anos e 18 anos estão a espera da primeira dose da vacina contra a covid-19. Desde o dia 31 de agosto a cidade não recebe vacinas para aplicação desse público, que pode chegar a mais de 5 mil umuaramenses, conforme média dos dados por faixa etária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O calendário de vacinação contra a covid-19 do Governo do Paraná prevê até o dia 30 de setembro imunizar a população do Estado até 18 anos com, pelo menos, uma dose. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Umuarama, no dia 31 de agosto foram disponibilizadas 1.110 doses para primeira aplicação na população de 22 anos ou mais. A assessoria ainda ressaltou, na manhã de ontem, que a 12ª Regional de Saúde não havia repassado uma data para previsão da chegada de novas vacinas contra convid-19 para primeira dose.

Em conversa com a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA) e a gerência da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, a reportagem do jornal Umuarama Ilustrado apurou a previsão para chegada de uma nova remessa de imunizantes para primeira dose em Umuarama nesta sexta-feira (10). Entretanto não foi informada a quantidade de doses que serão entregues.

Em contrapartida a vacinação de segunda dose continua ocorrendo na cidade para pessoas que foram imunizadas com Coronavac, Astrazeneca e Pfizer. A imunização está sendo realizada na unidade do Sest/Senat, localizado na avenida Doutor Ângelo Moreira da Fonseca – próximo ao Pronto Atendimento. Para receber a segunda dose das vacinas não é necessário agendamento, mas a pessoa precisa observar a data, levar a carteirinha e documento pessoal com foto.

UMUARAMENSES VACINADOS

Nos dados do “vacinômetro” atualizados pela prefeitura de Umuarama, o município conta com 74.060 pessoas com a dose um, 37.724 com a dose dois e 2.602 com a dose única.

MAIS DOSES

O Paraná recebeu mais 158.900 vacinas ontem. Pela manhã, 100.400 CoronaVac/Butantan desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Já no período da tarde, 58.500 doses da Pfizer foram entregues no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Destes imunizantes, 108.700 são destinados à primeira dose (D1) e 50.200 para segunda aplicação (D2). As vacinas fazem parte da 49ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde.

Vacinação de adolescentes?

O Paraná deve receber a partir da próxima quarta-feira (15) vacinas contra a Covid-19 direcionadas para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, e dose reforço para idosos e imunossuprimidos.

Segundo o secretário Beto Preto, o Estado deve iniciar as novas estratégias assim que chegarem as doses destinadas para este fim. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, afirmou.