Umuarama

City Tour

Umuarama entra na rota do turismo religioso e revela a sua rica história

08/11/2021 09H27

Organizado pela Pastoral do Turismo Religioso, do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Umuarama realizou o 1° City Tour Religioso. Além de evangelizar por meio do turismo, o movimento da Igreja Católica também é uma oferta para os umuaramenses e visitantes da cidade para conhecer a história da Capital da Amizade.

Segundo o pároco do Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Carlos Alberto de Figueredo, após participar do congresso paranaense de turismo religioso, ele observou oportunidades em Umuarama e daí surgiu a organização da Pastoral do Turismo Religioso. “O objetivo principal é evangelizar por meio do turismo e da história. Temos pontos que podem ser referência para o turismo religioso e desta forma as pessoas possam conhecer melhor sua religião e sua fé”, disse.

O 1° City Tour Religioso de Umuarama ocorreu no dia 22 de outubro e o trajeto contou com passagens pelas paróquias: São Francisco, Catedral, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e uma visita à iconografia da Capela do Centro Diocesano de Formação. “Vamos organizar outros City Tours e agora estamos abertos para pessoas nos procurar para tal”, ressaltou padre Carlos.

O ponto de partida foi o Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde os integrantes receberam as boas vindas do pároco, o padre Carlos Alberto de Figueiredo e também as orientações necessárias. Em seguida, foram para matriz da Paróquia São Francisco de Assis, que com a presença do pároco Frei Claudio, conheceram a história da chegada dos freis Capuchinhos da paróquia, das suas imagens e de seus vitrais.

O roteiro também passou pela Catedral, onde puderam conhecer as obras de arte da igreja, a cripta, o cemitério e outras curiosidades. A penúltima parada foi no Centro de Formação Diocesana, onde foram recepcionados por um café da manhã e na sequência os turistas conheceram a iconografia e obras do iconógrafo Lúcio Tenda.

O encerramento foi no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo que na paróquia conheceram o Ícone milagroso e toda a simbologia da devoção, as portas de Hulda, o formato do templo e seu significado e curiosidades do Santuário. Ao final, realizou-se um momento de oração com pedidos pessoais à Nossa Senhora, bênção das fitinhas para cada participante, onde, na sequência, puderam amarrá-las na Grade de Pedidos.

TRANSFORMAÇÃO

Os participantes do city tour avaliaram como uma maravilhosa experiência de fé, espiritualidade, cultura, amizade e um conhecimento até então desconhecido das igrejas percorridas. “A partir de agora observamos as artes das igrejas com outro olhar e significado espiritual de suas simbologias. Recomendamos o city tour para todos que desejam conhecer e viver um momento de espiritualidade descobrindo nossos templos religiosos”, disse um visitante.

ORGANIZAÇÃO

O City Tour foi organizado pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pela Pastoral do Turismo Religioso da Diocese. Estiveram presentes o coordenador diocesano da Pastoral do Turismo, Jeferson Gabriel Alves Pereira, colaboradores do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Guias locais que estão se preparando, membros da Pastoral da Comunicação e convidados.