COVID-19
A secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini, na manhã de sexta-feira (13) ontem, falou a respeito da situação do coronavírus no município. Conforme a secretária (até o fechamento da edição) a cidade contava com uma mulher, de 52 anos, com suspeita de ter contraído o vírus e outras cinco pessoas em isolamento, pois tiveram contato com a suspeita.
A paciente suspeita de ter contraído o vírus teria dado entrada na noite de quinta-feira (12) no Pronto Atendimento de Umuarama apresentando sintomas compatíveis com o coronavírus, após voltar recentemente dos Estados Unidos. Conforme Cecília Cividini, após protocolo de atendimento recomendado pelo Ministério da Saúde a mulher agora está em isolamento domiciliar. Outras cinco pessoas que tiveram contato com ela também estão sendo monitoradas. “Essas pessoas não apresentaram sintomas, mas estão em isolamento segundo recomendações”, explicou.
Os exames foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) e os ressultados têm previsão para retornarem em sete dias, explicou a secretária de Saúde. “Existe um plano de contingência no município, pois vão aparecer outros casos suspeitos de pessoas que viajaram para outros países e que podem ser descartados”, disse.
Na situação dos outros três casos ressaltados em reportagens nos últimos dias, a secretária afirmou que as pessoas chegaram com síndrome gripal e foram descartados para coronavírus. “A notificação é feita por um profissional médico e toda equipe desenvolve o acompanhamento. No primeiro momento quando o paciente chega na unidade de atendimento com sintomas de síndrome gripal, até que seja descartado para coronavírus, precisa fazer a notificação no sistema de investigação do Paraná. É esse órgão que faz o diagnóstico do paciente e os três pacientes foram observados para H1N1”, explicou.
Conforme nota emitida ontem pela assessoria de impressa do hospital Uopeccan, o Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira(11), pandemia do novo COVID – 19 (Coronavírus), em 114 países infectados. Por está razão, o Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama, suspendem por tempo indeterminado por sugestão das CCIHs (Comissão de Controle Infecção Hospitalar), a presença de visitantes, estagiários, voluntários, acadêmicos, projetos externos e outros. O Estado está estruturado com rede hospitalar formada por dez hospitais habilitados para o protocolo de coronavírus pelo Ministério da Saúde, um deles é o Uopeccan de Umuarama.
A direção do Lar São Vicente de Paulo de Umuarama, em medida preventiva, também suspendeu as visitas. Em nota a entidade ressalta que decisão não está relacionada aos casos suspeito divulgados, mas como medida preventiva para proteger os idosos, que estão entre os principais grupos de risco.
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os dados de coronavírus no Paraná nesta sexta-feira (13). Cinco casos foram descartados em Curitiba e 18 novos suspeitos foram incluídos – Curitiba (3), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (3), Foz do Iguaçu (1), Cascavel (3), Umuarama (1), Cianorte (1), Maringá (2), Londrina (3). Ao todo o panorama da doença no Estado soma 72 suspeitos, 34 descartados e seis confirmados.