Umuarama

CORONAVÍRUS

Umuarama chega 70ª morte por covid-19 e restrições podem ser ampliadas

18/01/2021 17H37

O médico Paulo Pires Ferreira, 73 anos, faleceu no final da tarde de domingo (17) por complicações da covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada no fim da tarde de ontem pela secretária de Saúde, Cecilia Cividini, e o prefeito Celso Pozzobom. Além do obito, Umuarama registrou 50 casos positivos, sendo 28 mulheres e 22 homens.

O médico atuava no Programa da Saúde da Familia (PSF) na unidade básica de saúde do Jardim Cruzeiro e estaria internado em leito de UTI do Hospital Cemil desde o início de janeiro. Com a morte, Umuarama atingiu a triste marca de 70 vítimas da doença desde o primeiro caso registrado em 27 de março de 2020. O primeiro óbito ocorreu em 29 de abril do ano passado.

Com os novos casos de segunda-feira (18), a cidade tem agora 6.273 diagnósticos positivos para a doença. Desse total, 2.637 pessoas seguem em isolamento domiciliar e 30 estão hospitalizadas, 12 delas em unidades de terapia intensiva e 18 em enfermarias. Por conta da regulação de leitos feita pelo Estado, também há pacientes de Umuarama em hospitais de Cianorte e Goioerê. Outras 3.548 pessoas que tiveram Covid-19 se recuperaram e há ainda 1.959 umuaramenses com suspeita de infecção pelo coronavírus, dois deles internados e os demais em isolamento.

Leitos lotados

Dos 26 leitos autorizados pelo Sistema Único de Saúde para pacientes de Umuarama e região, nos hospitais locais, 25 estavam ocupados nesta segunda-feira (96,15%). Já nas enfermarias, a taxa de ocupação era de 76,3%, com pacientes internados em 29 dos 38 leitos ofertados pelo SUS. As notificações de síndromes gripais somam 16.795 desde o início da pandemia, das quais 8.563 foram descartadas para coronavírus.

Medidas podem apertar

Os números de casos e óbitos do covid-19 continuam altos em Umuarama e segundo o prefeito Celso Pozzobom as aglomerações também voltaram a crescer e a atitude de alguns umuaramenses podem levar a administração municipal apertar as medidas restritivas. “Festas e aglomerações estão aumentando e se as coisas continuarem desta forma, teremos que intensificar as medidas restritivas em Umuarama, na próxima semana”, alertou o prefeito Celso Pozzobom.

Óbitos Paraná

Segundo o boletim da Secretária Estadual de Saúde, no Paraná já faleceram por covid-19, até domingo, 49 enfermeiros e 29 médicos. Ao todo, dentre os trabalhadores da saúde, 167 pessoas morreram por complicações decorrente do novo coronavírus.