Cotidiano

EM UMUARAMA

Umuarama: causa de óbito de bebê será investigada, diz Polícia Civil

14/07/2023 10H52

Jornal Ilustrado - Umuarama: causa de óbito de bebê será investigada, diz Polícia Civil

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias e a causa do óbito de uma bebê de apenas 56 dias. O incidente foi entre a noite de quarta-feira (12) e a madrugada desta quinta-feira (13), na residência da família, no Parque Tarumã, em Umuarama.

Segundo a delegada da Delegacia da Mulher, Fernanda Bertoco, somente após o resultado dos laudos da Polícia Científica e do Instituto Médico Legal (IML) será possível apurar a causa da morte.

“Não temos como afirmar a causa da morte, porque a Polícia Científica ainda não encaminhou os laudos”, afirmou. O prazo para a entrega dos documentos é de até 30 dias. A delegada foi notificada sobre o caso durante a tarde. O pai, de 30 anos e a mãe, de 23 anos, serão ouvidos nesta sexta-feira (14) pela polícia.

Segundo consta na nota emitida pela Polícia Militar, o incidente foi entre as 21 horas de quarta-feira (12) e as 2 horas desta quinta-feira (13), quando a bebê foi encontrada pelos pais arroxeada. Uma equipe médica do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionada, mas infelizmente apenas constatou o óbito. Com o documento atestando a morte em mãos, os pais foram orientados a entrar em contato com a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf).

Ainda segundo consta na nota da PM, quando a equipe da Acesf chegou ao local teria encontrado vestígios de sangue em um colchão na sala e na cama do casal e acionou a Polícia Militar. O corpo da criança foi encaminhado ao IML. As informações são da Polícia Militar.

Uma das hipóteses apontadas como possível causa do óbito é a síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), ou seja, quando a criança morre naturalmente durante o sono. Em todo o mundo é apontada como a principal causa de mortes em bebês com idade entre um mês e um ano de idade. A causa ainda é desconhecida por médicos e cientistas.

No Brasil, apesar da ausência de dados específicos, a estimativa é que os índices sejam semelhantes a outros países, com média de 1 a 5 óbitos para cada 10.000 bebês. Estudos apontam ainda que a maior parte das mortes ocorre entre meia-noite e 6 horas, quando o bebê está dormindo.