Inverno
A maior massa de ar frio que atingiu o Paraná em 2021 fez despencar as temperaturas em todas as regiões do Estado na madrugada desta quinta-feira (29) e a situação não muda para manhã desta sexta-feira (30). Das 63 estações meteorológicas analisadas pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), 34 registraram temperaturas negativas. A mais baixa foi em Palmas, com -4,5°C.
Em Umuarama, o Simepar registrou temperatura de 1ºC, porém a previsão dos aplicativos dos smartphones registravam sessão térmica de -1ºC. O frio intenso já bateu recordes em todo o território paranaense. Ao todo, 26 localidades registraram as temperaturas mais baixas em todo o ano.
A fotografa Mayara Cristina registrou a geada na Capital da Amizade e segundo a entrevistada: “Foi um belo amanhecer. A segunda geada que vejo e fotografo. Essa foi a mais bonita, pois consegui capturar o campo branquinho. Porém, sinto pelos animais e pessoas que moram nas ruas. Mas, para nós (fotógrafos) é belíssimo de apreciar”, disse.
Para sexta-feira, o Simepar tem previsão de máxima de 18ºC e mínima de 3ºC, porém em determinadas regiões da cidade os valores podem chegar novamente a 0ºC, pois o sistema meteorológico prevê para as próximas 24h a formação de geadas em quase todos os municípios do Paraná, sendo mais fortes no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
As sensações térmicas chegaram a -10ºC em Palmas, -5,5ºC em Guarapuava e -4,8ºC em Cascavel.