Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Uma vocação do Brasil

10/12/2018 23H52

Todo mundo tem seus sonhos. Também sonho. E não é só para ganhar a mega-sena que fico a sonhar. Tirante o bem estar dos filhos, os negócios, a saúde e as empreitadas, sonhamos ver um país que cuide bem dos brasileiros. E que este mundão de Deus tenha governantes que cuidem do planeta.

Entrei no assunto. Está tão na cara que os habitantes do planeta precisam dar um basta na emissão de gases que aquecem o clima. Isso os governos têm que cuidar. É questão de sobrevivência. Geleiras derretem, oceanos sobem, engolem praias e ilhas. Não vê quem não quer que faltam chuvas e sobram ciclones, tufões e vendavais. A natureza se revolta e responde aos malfeitos do homem. Toda ação provoca uma reação na velha lei behaviorista. E aí aparecem governantes como o chefe falastrão do norte debochando que o homem não tem nada a ver com o aquecimento global. Trump não é um exemplo a ser seguido. Definitivamente, não é.

Aqui o presidente eleito diz que não vai abandonar o acordo de Paris sobre o clima. Inda bem. Só não quer abrir mão de nossa soberania sobre a amazônia porque teme o “tríplice A”, coisa que não tem nada a ver. Tomara que seja só isso. Eu também não abriria mão da soberania, mas reivindicaria protagonismo na questão ambiental. Temos tudo para liderar isso. Há uma vocação ambiental à nossa espera. Afinal, temos a mais importante floresta e 13% das águas doces do planeta correm pelo solo brasileiro. Se a Taiga da Rússia é importante e é, a Amazônia, seguramente é ainda mais importante para o clima universal. Em troca de conservarmos a grande mata para o bem de todos, reivindicaria que nos ajudem a cuidá-la e mantê-la ao abrigo de um desmatamento zero. O mundo sensível à questão ambiental nos aplaudiria de pé na conferência mundial do ano que vem. Afinal é justo que nos ajudem a manter vivo o pulmão do mundo. De lambuja, nos reconheceria como líder e protagonista na questão do clima. Atrás disso viriam boas conseqüências econômicas e sociais para nosso país. Eis aí mais uma vocação do Brasil.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).