Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Uma questão de urgência urgentíssima

09/06/2025 17H25

Jornal Ilustrado - Uma questão de urgência urgentíssima

Uma das melhores coisas que temos neste Brasil de meu Deus é o SUS. Sem dúvida! O Sistema Único de Saúde garante acesso universal e gratuito aos serviços da saúde para os brasileiros em todo o território nacional. Alvíssaras! Só podia ser produto de uma Constituição cidadã como a nossa.

Sim. Ainda temos problemas na saúde pública, o acesso a ela é garantido aos que mais precisam. Nos Estados Unidos não é assim. Lá, o povo mais necessitado não tem assistência gratuita como aqui. Barack Obama tentou amenizar o problema de lá e criou o “Obamacare”, ampliando o acesso ao seguro de saúde. Lá não tem SUS e o acesso à saúde continua sendo privilégio de quem tem dinheiro. A “Bil of Rights” (Declaração de Direitos) de l791, carta inspirada no Estado mínimo de Adam Smith nem faz menção a direitos sociais que largou por conta do “cada um por si e salve-se quem puder”.

Claro que temos problemas aqui, mas nos orgulhamos do SUS, decisivo na epidemia da covid-19, com vacinas, médicos e assistência. Se perdemos vidas e não estamos no ideal, muito se deve ao negacionismo que se estende à questão climática. Ele tem adeptos aqui e lá fora. Uns acreditam que a terra é plana. Outros, incautos ou não, negam a ciência e se deixam iludidir pela liberdade sem limites que detesta a lei e a Democracia. É o fim da picada!

No título invoquei uma questão urgentíssima. Quis referir o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) que uma Emenda à Constituição quer aprovar no Congresso Nacional. A segurança pública hoje é responsabilidade dos Estados, cada um agindo por conta. Nesse contexto o crime organizado cresce em metástase e a sensação é de continuada insegurança no seio da sociedade brasileira. É essa triste realidade que o sonhado SUSP quer mudar. Hoje, como está, falta uma maior coordenação nacional e as coisas tendem a piorar. Quem tem boa vontade com uma segurança mais efetiva concorda que chegou a hora de integrar tudo num sistema harmônico nacional uno e indiviso. Daí resultará maior sintonia entre investigações, polícias, forças de segurança e inteligência. Urge que interesses eleitoreiros sejam deixados de lado e que impere o bom senso. Se alguns governadores são contra a aprovação da PEC do SUSP, que tenham santa paciência. Não se trata de questão ideológica. É o bem de todos que está em jogo e ele merece o apoio de todos os lados. Então, que venha o SUSP. É uma questão de urgência urgentíssima.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).