Dr. Eliseu Auth

08/03/2022

Uma espada de Dâmocles

07/03/2022 19H28

Jornal Ilustrado

Eliseu Auth

O ilustrado leitor do “Umuarama Ilustrado” conhece a lenda grega da espada de Dâmocles. Ele era um bajulador do tirano Dionísio de Siracusa, de quem exaltava o poder e a fortuna. Dionísio lhe propôs trocar de lugar, por um dia, para que experimentasse as delícias da corte, querendo mostrar o perigo que o poder traz consigo. A proposta foi aceita de plano. Para o dia combinado, Dionísio ordenou que uma espada fosse pendurada sobre a cabeça de Dâmocles, presa apenas por um fio muito tênue. Dâmocles, vendo a espada que poderia cair sobre seu pescoço, perdeu o interesse pelo poder e suas orgias. Moral da estória: poder traz riscos e está sob contínua insegurança.

Fossem o risco e a insegurança só para quem está no poder, lá vai. Afinal, há traidores e conquistadores com ambição de poder. Só que já não estamos na lendária Siracusa do afortunado Dionísio. Estamos em pleno século 21, tempo em que os homens avançaram na ciência, medicina e tecnologia. Fabricaram armas de todo tipo, inclusive a bomba atômica com a fissão dos átomos, liberando assustadora energia com poder de destruição jamais imaginado. Assusta que essa tecnologia já está sob o domínio de mais de 20 países, muitos deles comandados por autocratas e extremistas. Deles, tudo pode se esperar. Especialistas advertem que Rússia e Estados Unidos detêm tecnologia atômica capaz de destruir onze vezes o planeta. Agora, imaginem que um celerado ditador resolva apertar o botão nuclear.

A espada de Dâmocles já não é uma espada de metal. É um botão nuclear. Que nenhum insano o acione. Se aplaudimos as sanções contra a Rússia e Putin que escolheu fazer a guerra da Ucrânia, há que ter cautela para não acuar demais a fera que pode perder a razão de vez, disparando seu arsenal atômico. Seria um desastre sem precedentes. É hora de ser humilde, olhar para o futuro, sentar à mesa com Putin, conversar e se entender. E evitar o pior para todos.

Como vêem, todos nós estamos sob uma espada de Dâmocles.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).