Dr. Eliseu Auth

Coluna

Um viva às eleições!

16/11/2020 20H56

Eliseu Auth

Como ando que nem cusco rengo por causa do nervo ciático, deixei pronto o artigo semanal e reservei o domingo para votar. Dever cumprido com o “Umuarama Ilustrado”, tomei uma injeção para aplacar a dor e fui votar. Cheguei à sede da UNIPAR e tinham mudado o local da votação. Dei volta e fui ao “Campus 3”, para onde a minha seção fora transferida. Mudei de idéia, relego o artigo já escrito e vou dar um viva às eleições.

O “campus 3” é amplo, grande e imponente. Tem funcionalidade, mas parece o Labirinto de Tebas, onde Teseu golpeou o Minotauro que exigia, todo o ano, o sacrifício de sete moças virgens da Grécia. Me judiei um tanto para chegar à seção de votação. Graças ao bom Deus e sua Mãezinha, meu fardo foi se tornando mais leve à medida em que ia encontrando colegas queridos e amigos por quem tenho muito apreço. Pessoas da minha história aqui em Umuarama. Gente ilustre, grandes Advogados como Carlos Malízia, Doroteu Zimiani, Dr. Jorge, Colombo, André Bonnes e o Doutor Osmar Serraglio, ex-Diretor da nossa Faculdade de Direito, ex-Deputado Federal e ex-seminarista como eu. Coisa boa demais. Lembramos histórias deliciosas de nosso tempo de militância na liça o Direito. Até esqueci a dor e rimos o que deu. Votar se tornou um detalhe. Ganhei o dia e fiquei de alma lavada.

Na verdade, eleições são o símbolo maior da democracia. Uma festa que reafirma a importância do povo na organização social. Nelas se afirma que governos tem que ser eleitos e não impostos. E o eleitor passa a ser um pouco sujeito da sua história e não mero objeto e pária do ditador. Eleições não são dos ditadores. São dos homens livres. Elas reafirmam que as pessoas tem valor em si e precisam ser respeitadas. Termino. Um viva às eleições!

Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).