Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Um velho e bom senhor

16/04/2019 07H59

Hoje, 20 pontos na Carteira de Habilitação, suspendem o direito de dirigir. E obrigam fazer curso de reciclagem. É de bom senso a proposta do governo que quer alargá-los para quarenta. Tenho dó de nossos motoristas que enfrentam estradas ruins e de péssima sinalização. Ali, perdem pontos sem tir-te nem guar-te. Nenhuma dó de quem abusa da velocidade e de quem fica podando em faixa contínua ou que anda embriagado no volante. Também é contra-senso ser multado por agentes, radares fixos ou móveis porque se excede de baixas velocidades em campo livre e aberto. Tem exemplos à mão cheia em contornos de cidades e vias duplicadas Brasil afora. Aponto a triste sinalização de nossa PR-323. Diminuíram para 100 a velocidade máxima para carros leves. No trecho que corta Umuarama botam 60/hora. E, chegando aos quebra-molas exigem 30/hora muito antes das lombadas. Quem vem a sessenta por hora tem que frear cantando pneus para baixar aos trinta.

Aqui na aldeia onde nossa gente foi multada com perda de pontos na carteira porque não pagou a empresa que cobrava para estacionar. Todos esses pontos são ilegais e nulos. Desde quando não pagar foi infração de trânsito? Aí, somando 20 pontos o cidadão perdia o direito de dirigir e tinha que fazer reciclagem. Reciclar o quê? Seria para aprender a pagar?

Outra coisa que arrepia é a tal fé pública dos agentes multadores. Vi de tudo que vai do erro à má fé. Bom, nestes casos temos a Justiça para recorrer. Custa, mas é o que temos. E, quando o intérprete da lei adota o mesmo princípio da fé pública? Sei que isso fere o princípio da prova no Direito. E daí, se quem julga faz a lei em concreto? Segue um novo recurso e um novo gasto. Um calvário depois do outro e cidadania às favas!

Fico no assunto e pergunto que faz o DER que não tampa buracos, tipo panelões que se multiplicam na 323, entre Cruzeiro e Umuarama? Espero que Ratinho não jogue o DER às moscas como outros fizeram. Ele tem bela estrutura e ótima atuação no tempo de Requião. Agora está sucateado e mal organizado. O de Cruzeiro não pode atuar no trecho da rodovia que passa por lá. Ali é atribuição de Campo Mourão enquanto Cruzeiro só pode agir após o viaduto de Umuarama. Vai entender uma coisa dessas. Espero que o governador corrija isso. Que venha o senhor Bom Senso. Um velho e bom senhor.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).