Aragão Filho

26/09/2022

Um senhor jornalista

27/09/2022 06H47

'
Jornal Ilustrado - Um senhor jornalista
Valdir Miranda com os amigos Fábio Martioli, Deavaur de Andrade, o Tatu, esse colunista Aragão Filho e com o prefeito Pimentel
Jornal Ilustrado - Um senhor jornalista
Valdir Miranda com a esposa Vera e os filhos Alex e João Valdir na comemoração dos 50 anos dele militando na imprensa

Valdir Miranda de Souza, com passagens históricas, e premiadas, pelos principais veículos de comunicação do Paraná, completou 50 anos de atividade profissional.

Os amigos de longa data e amigos mais recentes foram abraçá-lo em convescote que reuniu ‘trocentos’ anos de amizades.

Valdir assinou reportagens que marcaram época, sendo o primeiro entre nós a se especializar em assuntos rurais e ambientais quando o tema ainda não estava na moda, professor de todos em comunicação institucional, um repórter que carrega na retina e ouvidos a história de Umuarama e do Paraná.

Chamado mais uma vez a dar sua contribuição num momento sensível de Umuarama

Neste carinhoso registro da turma do ILUSTRADO, Valdir entre amigos.

​Câmara de Umuarama declara Luto Oficial pela

​morte do ex-vereador José Tadeu

Jornal Ilustrado - Um senhor jornalista

O ex-vereador por Umuarama, José Tadeu Silva, que ocupou uma das cadeiras do Legislativo Municipal nas legislaturas de e de 1988 a 1991, e de 1992 a 1995 morreu na manhã do último domingo (25).

Figura de grande respeito, ele também tem sua vida social marcada por atuações nas esferas jurídica e de comunicação, uma vez que atuou como advogado e comandou diversos programas e praticamente todas as rádios locais da década de 80, tendo sido um dos primeiros locutores da cidade.

Pela irreparável perda, a Câmara Municipal de Umuarama, na pessoa de seu presidente, vereador Fernando Galmassi declarou Luto Oficial de três dias, a contar da manhã desta segunda-feira.

Neste período, os símbolos Federal, Estadual e Municipal deverão se manter posicionados a meio mastro. Na abertura da sessão ordinária de logo mais, às 19h30, também deve ser executado um minuto de silêncio em respeito ao ex-parlamentar.

A Subseção Umuarama da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil também manifestou condolências, entre outras instituições, amigos e familiares. Os atos fúnebres de despedidas foram na Capela Mortuária de Umuarama.

Metafísico

Somando os dez candidatos ao senado pelo Paraná dá quanto mesmo?

Papo rápido

– Todo perfeito canalha sempre repete que é inocente…

– É que todo perfeito canalha sempre tem provas irrefutáveis de que não foi ele…

Do Poeta

A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.

Meu fado é o de não saber quase tudo.

Sobre o nada eu tenho profundidades.

Não tenho conexões com a realidade.

Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.

Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).

Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.

Fiquei emocionado.

Sou fraco para elogios.

– Manoel de Barros.

Do Marvadão

Previsão do tempo.

A semana começa fria e com chuva e vai acabar com uma enxurrada de lágrimas domingo à noite.

– Celso Ribeiro.

Papo rápido

– Você já fez a sua cola para votar?

– Fiz não, vou fazer, mas estes candidatos que estão ai são difíceis de colar…

Kaukokaipuu

Hoje estou com a sensação de Kaukokaipuu, palavra finlandesa que descreve a saudade de um lugar no qual você nunca esteve.

Não é só vontade de viajar e conhecer o tal lugar.

É como uma saudade da casa da vó, como se aquele fosse a sua terra, mesmo sem saber onde fica.

Ultimamente ando assim, com muita saudade de um lugar onde nunca estive…

Para pensar

Você que não gosta de política, que não exerce o direito de votar, saiba que alguém que gosta muito de política vai se eleger beneficiado pela sua omissão e vai decidir tudo na sua vida, até o preço do feijão que você come.

Padre fake

Nenhuma agência de checagem se interessou pelo assunto, mas o fato é que o “ortodoxo” e “calouro” candidato presidencial Padre Kelmon nunca foi sacerdote da Igreja Católica Romana.

E a imprensa martela em letras grandes que o ‘padre’ disse isso, que o ‘padre’ disse aquilo…

Escrito apenas ontem…

Esse pessoal que há 14 anos vem mandando e desmando no país está apenas amarrando o dono à vontade do burro.

– Millôr.

Ele disse:

Está todo mundo bêbado, voltando de um baile funk, enquanto nós estamos saindo da clínica de reabilitação. Estamos chegando arrumadinhos, com tudo certo”.

De Paulo Guedes ministro da Economia sobre o Brasil de antes e o Brasil de hoje.

Jovens debatem

O Conselho do Jovem Empresário, Conjove, promove na noite de hoje, terça-feira (27), na Sala de Vídeos da Unipar sede, às 19h, um debate com a participação de candidatos a deputados federais e estaduais domiciliados em Umuarama.

O objetivo é contribuir para que o eleitorado conheça melhor os postulantes e suas proposições a menos de duas semanas do pleito.

Sem filas

As enormes filas de pais e crianças para ver o Papai-Noel em sua casinha na Praça HenioRomagnoli em quase todo Natal deixarão de existir neste fim de ano.

O Papai Noel vai ganhar mais uma casa, que será construída na Praça Miguel Rossafa.

Claudia Raia explica como engravidou aos 55 anos e revela: ‘Eu tinha desistido’No início da última semana, a atriz e bailarina Claudia Raia anunciou uma gravidez aos 55 anos de idade. A gravidez espontânea acima dos 50 anos é considerada por especialistas como um acontecimento muito raro – as chances são de uma a cada mil mulheres. Diante disso, o anúncio gerou curiosidade sobre como a artista havia engravidado. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, divulgada na noite deste domingo, 25, Claudia contou detalhes do processo. A atriz revelou que congelou óvulos há cerca de sete anos, mas disse que, em um primeiro momento, a tentativa de engravidar por fertilização in vitro não saiu como gostaria. A gravidez, então, ocorreu de outra forma. Inicialmente, Claudia conta ter feito um tratamento de cinco semanas com o hormônio estrogênio para preparar o corpo para a fertilização in vitro. “Fiz todo o tratamento e nos cinco dias últimos, que é quando se faz o embrião, quando junta o espermatozóide com o óvulo, comecei a tomar progesterona. O que aconteceu é que os embriões não se formaram”, disse. “Olhei para Deus e falei ‘ok, já entendi, não era para ser'”, afirmou Claudia, que entrou na menopausa com 50 anos e, segundo seu médico, já havia parado de ovular há pelo menos três anos quando tentou a fertilização in vitro. Três meses depois que a atriz parou de tomar os hormônios que preparam o corpo para o procedimento, veio a primeira surpresa. Ao realizar um exame de rotina, o ultrassom mostrou que a atriz havia voltado a ovular. “Pensei: ‘meu óvulo, de (uma pessoa de) 55 anos, não serve para muita coisa’. Eu tinha desistido”, disse. A atriz, que já tem dois filhos e está com o marido, Jarbas Homem de Mello, há mais de dez anos, conta que a notícia não mexeu muito com ela e que voltou a viver a vida normalmente. Após uma viagem, ela foi novamente a uma consulta médica e veio uma nova surpresa: o teste de gravidez deu positivo. “Fui descobrir que estava grávida quase na décima semana, quase completando os três meses (de gravidez)”, disse ela, que agora se mostra empolgada com o futuro e minimiza comentários negativos. “A avalanche de amor é imensamente maior.”xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x