Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Um “santo do pau ôco”

22/07/2024 19H13

Eliseu Auth

Quem olha o mundo e raciocina como cidadão deste planeta, vê que há coisas lá de fora que precisam nos preocupar. Coisas que vão refletir aqui. Somos cada vez mais interdependentes. Conflitos, guerras, economia e políticas que cuidem do planeta, ainda que lá fora, nos interessam aqui. Por isso, volto às eleições nos Estados Unidos, onde Democratas e Republicanos se defrontam com programas e mundividências muito diferentes.

Explico o título. Na Linha Salto, onde nasci, “santo do pau ôco” é um falso santo. Um hipócrita que se diz ser uma coisa, mas é outra.

Jornal Ilustrado - Um “santo do pau ôco”

Lembrei desse “santo do pau ôco” quando, na semana passada, Donald Trump, candidato republicano, se apresentou como santo e “ungido de Deus” porque saiu ileso do atentado. Deus estaria do seu lado. Lincoln e Kennedy foram assassinados e não eram do mal. É que tudo foi num país onde armas se compra em boteco e andam soltas por orientação dele e do seu partido. Não deixam mudar a lei. Em seguida verteu ódio e prometeu a maior deportação de imigrantes da história. Ainda atacou a Justiça de quem se diz vítima porque o condenou por falsificar registros financeiros para ocultar pagamento à atriz pornô Stormy Daniels. O advogado Michael Cohen e ligado a Trump, teria feito acordo com a atriz, pagando-lhe 130.000 dólares para não tornar pública a sua história com Trump que era candidato. A revelação traria prejuízo à sua campanha. Segundo a Justiça, o pagamento foi contabilizado em 2017 como despesas das empresas de Trump com advogados. Manitôs!

Se Deus escolheu Trump como seu candidato, que Deus seria esse? Estaria aplaudindo a invasão do Capitólio, arruaça que gerou paralelo por aqui? Ou endossando fraude à eleição? Sim, consta que Trump tentou a autoridade eleitoral da Geórgia para arranjar 11.780 votos que garantiriam sua vitória na eleição que perdeu. Como seria o Deus que aprova isso? Talvez seja um Deus carrasco que odeia imigrantes e nega o aquecimento do planeta, à imagem do que Trump pensa e apregoa. Seguramente não é o Deus do amor que o Catecismo nos ensinou e que manda amar o próximo como Ele nos amou.

Refletindo tudo isso, meu subconsciente evoca um “santo do pau ôco”.

(Eliseu Auth é promotor de justiça, atualmente advogado).