Dr. Eliseu Auth

Eliseu Auth

Um mastodonte sem forças

21/05/2019 08H00

Eliseu Auth

Quando vi, na quarta-feira que passou, as ruas do país tomadas por professores e estudantes em protesto, me veio à mente um bando de lembranças do passado. Entendi as razões dos intelectuais que não se conformam com os cortes de verbas nas universidades do país. Ninguém pode discordar da mensagem dos que lidam com a educação. Sem ela, o país não vai a lugar nenhum. Enfrentar os problemas e a competição no mundo de hoje sem ensino e pesquisa é tiro no pé e arrematada estultice.

Meus pensamentos foram à minha infância na Linha Salto, lá no interior do Rio Grande onde fiz o primário. O professor Nicolau Meinerz cuidava das cinco séries e era pago pelos pais dos alunos. A Escola, construída pela comunidade, também era mantida por eles. Não tinha merenda do governo nem transporte escolar. Os alunos levavam o lanche feito em casa. Era pão de milho, ovo cozido, bolo, fruta ou coisa assim. Quem limpava a Escola era a comunidade e o lixo do pátio os alunos recolhiam. O Estado não era o mastodonte que é. Nem as estradas rurais precisava cuidar. Era o povo, em mutirão, que cuidava delas. O fardo do governo era leve e o poder público não tinha déficit nas suas contas. O prefeito Jacob Sandri, homem de missa diária era uma referência em honestidade e dignidade. Oh! Tempos!

Era a “belle époque” das contas públicas. O princípio nunca deveria ter mudado. O tempo passou e tudo mudou. União, Estados e Municípios passaram a gastar mais que o arrecadado. Políticos distribuíram “benèsses”, fazendo bonito com chapéu alheio. Ensino gratuito é bom, mas para quem precisa. Outras gratuidades também deveriam ser dadas só para quem precisa. Os que têm condições de pagar que paguem. Deveria ser assim. Tudo mudou quando a política deixou de ser sacerdócio para se tornar um negócio sem princípios, sem planejamento e sem responsabilidade. E com privilégios para políticos e algumas outras classes. Esse Estado desplanejado não poderia resistir. Fatalmente chegaria ao que é: um mastodonte sem forças.

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).