Dr. Eliseu Auth

21/09/2021

Um cenário patético

21/09/2021 05H19

Eliseu Auth

Como o ilustrado leitor, vi o presidente Bolsonaro, ao lado do ministro da saúde, pedindo que pais não mandem vacinar filhos adolescentes entre 12 e 17 anos e sem comorbidade. Seria orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), o que não é verdade. Cientistas e médicos criticaram esse desatino e orientam que todos, sem exceção e respeitadas as prioridades, devem ser vacinados. O cenário em que o líder maior da Nação desinforma a população, tendo ao lado, como cúmplice, o ministro da saúde. Isso é patético. Não sabem eles a confusão que botam nos jovens e nos pais aflitos que precisam mandar os filhos para a Escola, sabendo que a vacina é o único jeito de conter o covid.

Já vi de tudo, mas obstinação contra vacinas, não tinha visto. Nem contra medidas protetivas. Parece obstinação macabra de um sujeito quem já tirou máscara do rosto de criança, não quis comprar vacinas quando podia e o país precisava, já atacou a “coronavac” e o Butantã, culminando por alardear que vacinas poderiam fazer virar jacaré e falar fino. Um desserviço total, para dizer o mínimo, de quem foi eleito para cuidar do bem dos brasileiros.

Consola que veio a CPI da covid. Ela não do “escárnio”, como querem nefelibatas que aplaudem as atitudes de seu “mito”, mas mostra o escárnio e a incompetência do governo federal no trato da saúde deste país. Depois dela, e só depois dela, os áulicos do Planalto olharam para a próxima eleição e se deram conta que precisavam mudar o discurso anti-vacina. Por ironia, o subserviente ministro da saúde começou a pousar como arauto da vacinação. Viu que estava na contramão da história que não perdoa o malfeito.

Que venham mais ironias. E mais CPIs. Principalmente quanto à crise hídrica e ao meio ambiente. Ela tem mão de gente na sistemática derrubada, queima, grilagem e contaminação das nossas florestas. Dados confirmam que o desmatamento aumentou 48%, entre janeiro e agosto deste ano. Aqui, o inimigo é a árvore em todos os biomas. Sem ela, chegará o dia em que o fazendeiro terá bois e não terá pasto. O agricultor lançará a semente e não colherá porque as chuvas não caem. Saibam, gananciosos governo: as florestas garantem chuvas e armazenam carbono. Saúde e clima são questões de todos nós. Em ambas, aqui no Brasil, o que temos é um cenário patético!

(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).