Eliseu Auth
Pode ser que seja ignorância. Mas, se caso pensado, terá sido má fé mesmo. Ninguém me contou. Numa rádio de audiência nacional escutei uma bobagem que jornalistas desinformados vivem repetindo. É um sofisma pela ignorância de quem não raciocina ou pela má fé de quem quer mentir para agradar falsos liberais. O comentarista que até já foi coerente, quis surfar na onda de uma farândola que detesta limites e leis. Aí, como se fosse catedrático, criticou o Ministro Alexandre de Moraes porque tirou do ar a big-tech “X” que pertence ao rico Elon Musk. Seria excesso de poder nas mãos do Ministro… É mesmo? Quer dizer que a rede do saltitante ricaço pode fazer o que quer? Se ele se recusa tirar conteúdos proibidos da sua rede social, se não paga multas e ainda debocha da soberania nacional, extinguindo a representação da sua firma em nosso país, que fazer? Ficar de cócoras para o Epulão?
Não. Era preciso aplicar a lei brasileira ao ricaço do “X” que quis afrontar a nossa soberania, inclusive debochando do judiciário. Fazer cumprir a lei, como o Ministro Alexandre de Moraes fez, é legítimo e pronto exercício do poder. Aliás, esse Ministro jamais foi omisso quando lhe coube agir. Foi ele quem garantiu a Democracia no Brasil quando extremistas queriam dar o golpe. Os que o criticam e babam seu “impeachment”, não conseguem apontar uma afronta à Constituição. Sabem por quê? Não tem. Alexandre de Moraes é um defensor da lei que eles não querem porque freia seus apetites de anarquia e despotismo. Sei que o comentarista quis agradar os “liberais” que advogam uma terra sem leis para as redes sociais. E para eles. A essa insensatez é preciso dizer que o único império que podemos aceitar é o império da lei.
Sabemos que só a Lógica pode provar a veracidade de uma tese. Ela se faz com silogismos que têm duas premissas: a maior de cunho universal e a menor que é o fato a ser constatado no terceiro elemento que é a conclusão. Então, premissa maior é uma verdade de onde o raciocínio parte. Quando o jornalista disse que aplicar a lei é excesso de poder nas mãos do Ministro Alexandre, ele abraçou uma premissa maior falsa. Sofistas, rábulas e espertos, usavam desse tipo de manipulação de raciocínio nos tribunais da Grécia antiga. Aristóteles enfrentou-os e criou a ciência da Lógica, tal como a temos hoje. Se o filósofo vivesse, diria que o raciocínio do jornalista é um arrematado sofisma.
(Eliseu Auth é promotor de justiça inativo, atualmente advogado).