Umuarama

Saúde

UBSs de Umuarama ficarão abertas até às 20h para atendimento especial de homens

27/08/2021 09H20

Jornal Ilustrado

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Umuarama vão ficar de portas abertas em horário especial, até às 20h, nesta sexta-feira (27). O objetivo é oferecer atenção exclusiva para a saúde do homem, em uma ação do Agosto Azul, campanha nacional para despertar nos homens a importância de buscar uma vida mais saudável. Já as UBSs dos distritos (Serra dos Dourados, Lovat, Roberto Silveira e Vila Nova União) vão ter as ações, porém no horário normal.

Em Umuarama o Agosto Azul, que acontece no Brasil desde 2012, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer exames rápidos de covid-19, avaliação de câncer bucal e vacinação contra influenza. Maristela de Azevedo Ribeiro, diretora de Atenção Primária em Saúde, comentou que algumas ações realizadas em anos anteriores não poderão ser feitas neste ano, devido à pandemia de coronavírus. “O atendimento especial em nossas UBSs será feito de forma segura, com programações especiais, serviços e orientações que não vão expor ninguém a riscos desnecessários”, observou.

Todas as ações do Agosto Azul foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que contou com a parceria da Universidade Paranaense (Unipar), por meio do curso de Medicina, da 12ª Regional de Saúde, dos Rotary Club Catedral e Capital e do Detran. “A ideia de estender o atendimento nas UBSs é para que os homens tenham mais tempo para buscar orientações sobre saúde. Vamos agendar exames de PSA – que detecta câncer de próstata – e aferição de pressão arterial”, detalhou Maristela, acrescentando que a Secretaria também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, do Samu Noroeste, da Vigilância em Saúde, da Odontologia e da Secretaria de Esportes e Lazer.

SOBRE O AGOSTO AZUL

O Agosto Azul serve para trazer informação para que o homem reflita, entenda, aprenda, se motive e adote hábitos de vida saudáveis. Alguns dos temas abordados pela campanha falam sobre o acesso a ações de saúde inclusivas, saúde sexual e reprodutiva, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violências e acidentes, a relação entre a população masculina e as violências, em especial a violência urbana, e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Entre a população masculina do Paraná estima-se 18.710 novos casos a cada ano, de 2020 a 2022, com 3.560 de câncer de próstata, 1.250 de câncer de colón e reto, 1.180 de traqueia, brônquios e pulmão, 900 de estômago e 720 de esôfago.

Dados sobre a proporção de óbitos no sexo masculino no Estado apontam também como causas de morte as doenças infecciosas e parasitárias e doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e obesidade, além de causas externas, como violências e acidentes. Entre os casos de covid-19 registrados até o momento no Paraná, o sexo masculino corresponde a 53%. Os óbitos nesse público equivalem a 42%.