Umuarama

nesta quarta-feira

Treze UBS vão abrir à noite para oferecer exames preventivos de câncer

26/10/2022 15H45

Jornal Ilustrado - Treze UBS vão abrir à noite para oferecer exames preventivos de câncer

O rastreamento do câncer de mama na faixa etária de 40 a 69 anos é capaz de reduzir a mortalidade em mais de 90%. E é exatamente por incentivar que as mulheres se cuidem que a campanha Outubro Rosa é uma das mais famosas do Brasil. Em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma série de atividades até o final do mês e o destaque fica por conta da abertura de 13 unidades de saúde em horário noturno, das 17h às 20h, nesta quarta-feira (26).

Coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Jaqueline de Bortoli Shirabayashi destaca que as ações de controle devem ser voltadas para ampliação da cobertura dessa faixa etária alvo (40 a 69 anos). “Já o preventivo, para rastreamento do colo do útero, deve ser feito por mulheres com idade entre 25 a 64 anos, todos os anos. Quem procurar as unidades de saúde poderão tanto agendar as mamografias quanto já realizar a coleta de citopatológico, também chamado de papanicolau”, explica.

As unidades básicas que ficarão das 17h às 20h são Jardim Cruzeiro, Bem-Estar, Sonho Meu, Panorama, Jabuticabeiras, Vitória Régia, Guarani / Anchieta, São Cristóvão, Central, Centro de Saúde Escola (Unipar campus sede) e no distrito de Lovat. “Já a unidade do Ouro Branco vai abrir das 13h30 às 17h, enquanto a do distrito de Roberto Silveira fica aberta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h”, detalha a enfermeira Rafaela Hasegawa Misse, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.

É ela quem chama a atenção para o fato de o câncer de mama fica em primeiro lugar quando se fala em mortes de mulheres no Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer de útero faz mais vítimas. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as maiores taxas de incidência estão na região Sudeste, com 12,79 óbitos a cada 100 mil mulheres, e na região Sul, com 12,64. Para 2022, o Inca estima que no Paraná cerca de 3.500 mulheres serão diagnosticadas com a doença”, afirma.

Saiba o endereço de sua UBS clicando aqui.