Cotidiano

em Umuarama

Três suspeitos de explosão de caixa eletrônico de agência bancária são presos 

17/04/2023 08H40

Jornal Ilustrado - Três suspeitos de explosão de caixa eletrônico de agência bancária são presos 

Três homens foram detidos para averiguação no fim da manhã deste sábado (15) por suspeita de envolvimento na explosão de uma agência do Sicoob durante a madrugada, em Umuarama. As informações são da Polícia Militar. Com os suspeitos foram encontrados armas, munições, capacete e jaquetas.

Dois foram encontrados em uma residência na rua Armando Luis Bretas, no Jardim Universitário, proximidades da Paróquia São Vicente Palotti e a agência atacada. O terceiro foi localizado pouco depois, na avenida Brasil, próximo a agência do Banco do Brasil.

Segundo a tenente Giovana Leme da Polícia Militar, pela forma de ação dos ladrões tudo indica que são amadores e sem experiência neste tipo de crime.

Dois homens explodiram a agência na avenida Ângelo Moreira da Fonseca. A ação durou apenas um minuto e vinte e três segundos entre a chegada da dupla em uma motocicleta, a explosão, a retirada de um malote e a fuga. O prédio ficou destruído. Tudo foi flagrado por câmeras de segurança.

Jornal Ilustrado - Três suspeitos de explosão de caixa eletrônico de agência bancária são presos 

A quantidade de dinheiro levada não foi divulgada, mas a estimativa é que o valor seja baixo. As cédulas estão marcadas com tinta vermelha e a orientação da polícia é que o comércio não aceite o dinheiro e denuncie tentativas de repasse para as forças de segurança.

Jornal Ilustrado - Três suspeitos de explosão de caixa eletrônico de agência bancária são presos 
Orientação da PM é que dinheiro manchado não seja aceito no comércio (foto divulgação Polícia Militar)

Segundo informado pelo gerente da agência ao Ilustrado, Samuel Diogo Coltri, o atendimento ao público será direcionado as outras agências da instituição existentes na cidade, com a distribuição dos funcionários, de forma a não prejudicar aos clientes.

Explosão

No vídeo é possível ver que a dupla chega na agência em uma motocicleta às 3h52 de sábado (15). O garupa desce, vai até a agência. Neste momento não se tem a visão do que ocorre, mas é possível escutar 7 estampidos seguidos — possivelmente de uma marreta– o ladrão afirmando que ‘vai explodir’ e a explosão.

Após os dois homens vão para o interior da agência e saem com um malote na mão. A motocicleta da dupla apresenta problemas mecânicos e não quer ligar, mas ao final, o veículo volta a funcionar e os criminosos conseguem fugir.

Segundo a polícia, os criminosos tiveram acesso a apenas um dos caixas eletrônicos da agência. A moto usada na ação foi encontrada pouco depois abandonada na rua Ayrton Senna, no Parque Tarumã, bairro localizado próximo da agência bancária. Ainda segundo a PM o veículo não tem alerta de furto/roubo e o proprietário é morador de Umuarama.

Quando os policias chegaram até a agência encontraram o local destruído e diversos estilhaços pelo chão, não sendo possível ainda precisar o valor levado. Peritos da Polícia Científica estiveram no banco para coletar informações, bem como Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. A investigação ficou a cargo da Polícia Civil.

CEF

Essa é a segunda ação criminosa ocorrida na região. Na manhã de segunda-feira (10) funcionários da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Cidade Gaúcha foram surpreendidos por um buraco aberto em uma das paredes da agência.

Um malote contendo documentos foi levado, porém abandonado posteriormente nas proximidades. Neste caso, os ladrões não conseguiram acesso ao cofre e nem ao interior de caixas eletrônicos. Por ser uma instituição federal, a investigação ficou a cargo da Polícia Federal.