Cotidiano

FISCALIZAÇÃO

Três estabelecimentos são interditados e multados pelos Bombeiros em Umuarama

27/11/2021 10H29

Jornal Ilustrado - Três estabelecimentos são interditados e multados pelos Bombeiros em Umuarama

Três estabelecimentos comerciais noturnos de Umuarama foram interditados e multados durante fiscalização conjunta pela equipe de vistorias do Corpo de Bombeiros com a Polícia Militar. A ação ocorreu na noite de sexta-feira (26). As multas aplicadas variam entre R$ 2 mil a R$ 11 mil, dependendo da gravidade e da quantidade de irregularidades encontradas. As atividades somente poderão ser retomadas após serem sanadas as irregularidades.

Segundo o Corpo de Bombeiros a fiscalização tem o intuito de verificar a documentação e medidas preventivas contra incêndio e pânico de casas noturnas e bares em horário de funcionamento.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, entre os erros encontrados, os principais foram o exercício de atividade não condizentes com as medidas preventivas instaladas em cada local, tais como, exercer atividade de casa noturna tendo apenas medidas preventivas básicas, utilizadas em atividades de tabacarias e similares, não cumprindo assim, com as normas legais concernentes, principalmente quanto a saídas de emergência.

A operação decorre do fato da grande maioria desses locais possuir denúncias de falta de itens de prevenção, bem como, pela rotina do setor, no âmbito de fiscalização. Outros estabelecimentos também foram fiscalizados e uma vez constatado que não possuíam pendências, mantiveram suas atividades normalmente.

O Corpo de Bombeiros alerta que tendo em vista, o retorno das atividades de casas de shows, bares, tabacarias e congêneres, bem como eventos temporários neste final de ano, outras operações como a da noite passada serão realizadas a fim de verificar a regularidade dos locais e garantir a segurança dos frequentadores, uma vez que trata-se de locais sensíveis quanto a segurança das pessoas que frequentam tais locais e acreditam que por estarem em funcionamento cumprem com todas as medidas de segurança.

O Corpo de Bombeiros divulga que, em caso de dúvidas, seja por parte de frequentadores ou empresários, quanto a liberação das empresas, perante o setor de vistorias, que entrem em contato com setor e busquem informações para se adequarem.