Cotidiano

CORONAVÍRUS

Três bares são fechados em ação de fiscalização das medidas de prevenção à pandemia

21/06/2020 07H46

Para conferir o cumprimento das medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus em Umuarama, a Prefeitura realizou uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) na noite da última sexta-feira, 19, com equipes do município e o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Diversos comércios, especialmente bares e lanchonetes foram visitados e o problema mais comum foram as aglomerações.

A fiscalização aconteceu em estabelecimentos das avenidas Paraná, Maringá, Londrina e região central, mas o trabalho também foi estendido aos bairros. “Três estabelecimentos foram fechados, em um foi realizado termo de infração e outros dois foram notificados”, informou a diretora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro, que acompanhou as ações.

Além das notificações e interdição, a equipe de fiscais realizou diversas orientações. “Setores de fiscalização do município continuam recebendo denúncias e reclamações constantes de som alto associado a aglomerações e inobservância das medidas de prevenção em bares e lanchonetes. A operação objetiva coibir essa prática e alertar a população sobre a importância de combater a pandemia”, lembrou a diretora da Covisa.

BARES NOTIFICADOS

Conforme a Guarda Municipal, foram feitas notificações em bares da Praça Sete de Setembro e da Avenida Brasil, nas imediações do Supermercado Capioto, um bar foi fechado na Praça Anchieta e outro foi autuado na Avenida Guanabara. A Aifu reuniu equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Código de Posturas/Fiscalização, GMU e apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.

“Um bar foi notificado para desligar o som e não permitir consumo de cigarros nas mesas sob a cobertura, na calçada. Autuações também ocorreram por questões sanitárias e havia funcionários de empresas realizando confraternização, churrasco e consumo de narguilé”, acrescentou a diretora de Arrecadação e Fiscalização, Gislaine Alves Vieira.

CORONAVÍRUS AVANÇA

A secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, alertou que a pandemia está avançando na cidade. “Já temos 68 casos e na sexta-feira batemos o recorde de confirmações num único dia, com 14 novos positivos. A população precisa se convencer de que a situação pode se agravar, caso não reforcemos as medidas de precaução. O distanciamento social é extremamento necessário. Ainda não é o momento de realizar eventos ou confraternizações”, recomendou.

Cecília lembrou outras medidas importantes. “Devemos manter distanciamento, tanto em filas quanto no comércio e até dentro de casa. Sair, só quando extremamente necessário. O uso de máscara é obrigatório e não podemos esquecer da higienização constante das mãos, objetos pessoais, superfícies. Lavem com água e sabão ou álcool gel 70%. Não podemos abrir mãos desses cuidados para vencermos a pandemia com o mínimo de prejuízo e perdas”, completou a secretária municipal de Saúde.