Cotidiano

violência contra a mulher

Três armas de fogo e 603 munições são apreendidas durante operação Átria, em Umuarama

08/03/2023 17H25

Jornal Ilustrado - Três armas de fogo e 603 munições são apreendidas durante operação Átria, em Umuarama

Três armas de fogo e 603 munições foram apreendidas pela Polícia Civil durante operação Átria, que teve como objetivo o cumprimento de mandados contra homens suspeitos de violência contra a mulher em Umuarama, na manhã desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A operação, realizada simultaneamente em todo o Paraná, tem como objetivo o combate à violência contra as mulheres.

APREENSÕES

De acordo com a delegada responsável pela Delegacia da Mulher de Umuarama, Fernanda Bertoco Mello, em Umuarama, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Jardim Panorama, Jardim das Garças I e Parque São Caetano.

Jornal Ilustrado - Três armas de fogo e 603 munições são apreendidas durante operação Átria, em Umuarama

Durante as buscas, a delegada informou que foram localizadas três armas de fogo, sendo elas de calibre 380, 12 e 9 mm, além de centenas de munições.

Ainda conforme a delegada, apesar dos investigados possuírem registros das armas e munições, os artefatos bélicos foram apreendidos para assegurar a integridade física das vítimas, uma vez que teriam sido utilizados para a prática de crimes de ameaça.

A delegada também explicou que os materiais serão enviados ao Instituto de Criminalística para exames periciais. Segundo ela, os procedimentos de investigação contra os suspeitos terão continuidade.

Jornal Ilustrado - Três armas de fogo e 603 munições são apreendidas durante operação Átria, em Umuarama

OPERAÇÃO

A ação é organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com abrangência nacional.

Ela conta com a participação das polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do MJSP.

Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a ação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

As polícias civis vão atuar, de forma conjunta, na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações. A operação deve durar todo o mês.

ÁTRIA

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.

ATIVIDADE DURANTE O MÊS EM UMUARAMA

Durante o mês de março, a equipe policial da Delegacia da Mulher participará de atividades preventivas e ações educativas, como palestras em escolas e rodas de conversas em demais locais públicos de Umuarama. O objetivo é informar a população e as mulheres acerca de seus direitos e prerrogativas.

CANAL DE DENÚNCIA

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 181, que atende todo o Paraná e funciona diariamente, 24 horas por dia.