Região

EXPLOSÃO

Tragédia em Palotina: número de mortos sobe para 8 após explosão em silo de cooperativa 

27/07/2023 08H49

Jornal Ilustrado - Tragédia em Palotina: número de mortos sobe para 8 após explosão em silo de cooperativa 

Uma tragédia abalou a cidade de Palotina, no oeste do Paraná, na tarde de quarta-feira (26), quando explosões ocorreram em um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial da região. O número de vítimas fatais subiu para oito na manhã desta quinta-feira (27), após o Instituto Médico-Legal (IML) confirmar a oitava morte por volta das 8 horas. Além disso, 12 pessoas ficaram feridas no acidente, sendo que 9 delas estão em estado grave. 

Segundo informações da Defesa Civil, as operações de busca e resgate ainda continuam no local, e uma pessoa ainda está desaparecida. Equipes de resgate, incluindo mais de 35 socorristas e cães, provenientes de Palotina, Cascavel e Toledo, foram mobilizadas para auxiliar nos esforços de socorro. 

A C.Vale, por meio de nota oficial, lamentou o incidente e informou que está colaborando com as autoridades e equipes de segurança. A cooperativa também expressou sua prioridade em mobilizar todos os esforços e recursos para preservar a integridade dos colaboradores atingidos e fornecer apoio aos familiares das possíveis vítimas. 

De acordo com o capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam em um túnel que interliga os armazéns do silo no momento das explosões. A estrutura veio abaixo por conta da explosão, dificultando as operações de resgate, que se tornam uma corrida contra o tempo. 

Moradores da região relataram ter sentido tremores causados pelas explosões, que foram tão fortes a ponto de quebrar vidros de algumas casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa. As autoridades alertam para que os moradores não se aproximem do local enquanto as operações de busca e resgate estão em andamento. 

Jornal Ilustrado - Tragédia em Palotina: número de mortos sobe para 8 após explosão em silo de cooperativa 

O governo estadual também está atuando em conjunto com os bombeiros, enviando reforços para auxiliar nas operações de resgate. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) está prestando apoio operacional e de assistência médica nas unidades hospitalares para os pacientes feridos. 

As causas das explosões ainda não foram identificadas, e as investigações estão em andamento. A cooperativa e as autoridades prometem emitir novas informações assim que as variáveis do incidente forem esclarecidas. 

A C.Vale é uma importante cooperativa agroindustrial com atuação em várias regiões do Brasil e no Paraguai, sendo a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.