homenagem
Trabalhadores do ramo da telecomunicação realizaram uma carreata na tarde desta terça-feira (20) para homenagear Jorge Luís Leal, de 36 anos, que morreu após sofrer uma descarga elétrica na Rua Ahumai com a Avenida dos Tamoyos, em Umuarama. A carreta contou com cerca de 40 veículos e reuniu trabalhadores de várias empresas do ramo em que Jorge trabalhava.
O comboio de veículos saiu da Praça da Catedral, percorreu pelas avenidas Celso Garcia Cid, Paraná, Londrina, Tiradentes e Governador Parigot de Souza, passando em frente ao Cemitério Municipal de Umuarama, onde na frente estava a esposa de Jorge, que se emocionou com a homenagem. Posteriormente o grupo se dispersou.
Jorge Luís era casado e tinha dois filhos pequenos – um casal.
Relato de um amigo
Um amigo de profissão contou ao Ilustrado que ele e Jorge trabalharam juntos por cerca de 10 meses, em 2021.
“Jorge era um cara muito trabalhador, impossível quem não o admirava no trabalho. Nós eramos amigos, mesmo não trabalhando mais na mesma empresa sempre conversávamos. É uma perca muito grande”, lamentou Lopes.
O acidente de trabalho
Conforme apurado no local, Jorge trabalhava com a fiação telefônica em um poste da região quando sofreu uma descarga elétrica. Ele atuava sozinho no momento do acidente.
O corpo foi encontrado caído a cerca de 20 metros do local onde estava montada a escada junto a um poste.
Segundo o informado pelos técnicos da Copel que estiveram no local, a rede elétrica é de 13 mil volts. Um alicate que seria da vítima ficou preso junto a rede.
Tentativa de reanimação frustrada
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a ser acionadas, tentaram reanimar o homem, que estava caído no chão, com as técnicas de primeiros socorros e massagens cardíacas, entretanto, a vítima não resistiu e faleceu.
Comoção
Amigos de trabalho da vítima estiveram no local e se emocionaram ao verem o companheiro no chão. Eles relataram que Jorge trabalhava na empresa terceirizada há cerca de um ano, mas que ele já atuava no ramo há 18 anos.
Além dos amigos de trabalho, muitas pessoas se aglomeraram no local e se emocionaram. “É triste de ver, um trabalhador, pai de família perdendo a vida dessa forma trágica. Dói na gente, é como se fosse da família”, lamentou um dos moradores próximos.
Demais órgãos acionados
Também estiveram no local peritos da Criminalística, investigadores da Polícia Civil e agentes da Guarda Municipal.
O corpo da vítima foi recolhido e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar o caso.
O Ministério Público do Trabalho também deverá investigar o acidente de trabalho.