Aragão Filho

Aragão Filho

Tiago Amaral é o deputado estadual

11/02/2023 04H36

que representará Umuarama

Jornal Ilustrado - Tiago Amaral é o deputado estadual
Prefeito Pimentel, deputado Tiago Amaral, secretários da Prefeitura de Umuarama Andrá e Deybson em visita ao diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho
Jornal Ilustrado - Tiago Amaral é o deputado estadual
Diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho com o prefeito Pimentel e o deputado Tiago Amaral

Reeleito para o terceiro mandato com 112.731 votos, o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) de Londrina será o representante oficial de Umuarama na Assembleia Legislativa. A indicação foi feita pelo prefeito Hermes Pimentel que ontem esteve em visita ao jornal Umuarama Ilustrado acompanhado do parlamentar e assessores.

Tiago Amaral diz que tem ligação forte com Umuarama, região onde é forte a agropecuária, já que ele também faz parte do agronegócio e, como advogado, também já atuou na defesa de algumas empresas da cidade. Aos 36 anos de idade, o jovem deputado diz que vai ser a voz de Umuarama na Assembleia Legislativa e garante que vai trabalhar para aumentar as conquistas da administração municipal nos mais diversos setores do Governo Estadual.

O deputado foi vice-líder do governo Ratinho Junior nos últimos quatro anos e foi relator do orçamento do Estado. Agora trabalha para ser o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ da Assembleia Legislativa.

Para o prefeito Pimentel, a escolha de um parlamentar é necessária já que Umuarama não reelegeu o deputado Delegado Fernando nem elegeu um deputado próprio da cidade. E precisa ter representantes competentes em Curitiba para ajudar a encaminhar as reivindicações do município. Ele informou ainda que o segundo deputado estadual indicado também é Matheus Vermelho (PP).

Agora vai

Governo instala antenass de internet nas terras dos Ianomâmis.

A internet vai ajudar os indígenas a…não sei…

Escrito apenas ontem…

Quando você está lendo uma teoria complicadíssima que de jeito algum consegue entender, e surge um homem que lhe diz: “Apaga a luz que eu vou lhe explicar”, você está diante de um economista. Ou de um cientista social. A escolha é sua.

– Millôr.

Papo rápido

– Como provar que foi mesmo Santos Dumont que inventou o avião?

– Ele é mineiro e as rodinhas do avião são chamadas de “trem” de pouso…

Ele disse:

O parlamentar que xingar o presidente Lula ou qualquer outra autoridade, durante as sessões, será levado ao Conselho de Ética da Câmara e punido conforme já prevê o regimento”.

De Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, em postagem que deu o que falar na imprensa nacional.

Papo rápido

– O senador Oriovisto Guimarães pode trocar o Podemos pelo Novo…

– Oriovisto é aquele senador que não Podemos ver de Novo porque não foi visto até agora…

Policromático

Quem mais acredita é exatamente aquele que não sabe…

Papo rápido

– O deputado estadual Tiago Amaral disse que Umuarama ganhou um grande parceiro…

Do Marvadão

Bom-dia!

Tudo em riba?

Vai ter churras no findi ou vamos ficar só no chóvisnóvis?

Um uta do Tato procêis!

– Celso Ribeiro.

Ameaça

O PSB vai acionar o sargento Fahur no Conselho de Ética da Câmara por ameaça ao ministro Flávio Dino.

Fahur respondeu aos socialistas, mas, infelizmente, a resposta do deputado é impublicável.

Pronome neutro

O STF analisa se pode ou não o uso da linguagem neutra em escolas, numa ação com origem em Rondônia. 

A linguagem neutra a que a norma se refere seria, por exemplo, o uso de “todes” em vez de todas e todos, ou “elu” em vez de ela ou ele.

Só que alterações na língua portuguesa, ou seja, a medida daquilo que é considerado gramatical ou agramatical, são regidas pela Academia Brasileira de Letras.

A não ser que o STF julgue que pode decidir em nome dos imortais guardiões da última flor do Lácio, inculta e bela…

Brasil real

O vereador de Jataizinho que votou em chamada de vídeo direto da praia o aumento do próprio salário foi eleito por unanimidade pelos colegas parlamentares para fazer parte da Comissão de Ética do Legislativo.

Como se percebe, para seus colegas vereadores ele tem currículo…

Ministério da verdade

O senador Sérgio Moro traduziu o que pensa grande parte da sociedade brasileira sobre a proposta do governo de criar a “procuradoria de defesa da democracia”.

O senador deu aletra:

– “A criação do referido órgão, a pretexto de promover o enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas, pode servir de fundamento para a instrumentalização da censura política daqueles que fizerem oposição ao governo”.

Quase todos

A Anatel anunciou que vai apreender aqueles aparelhos de captar televisão a cabo sem pagar assinatura, a gatonet.

A apreensão deve ocorrer em residências, porque sobre aquelas regiões dominadas pelo crime organizado, ou onde a gatotv é explorada pelas milícias, nada foi dito e nem foi perguntado.

E já que perguntar não ofende…

Esse cometa verde vai passar também na Avenida Ângelo Moreira da Fonseca?

Papo rápido

– O PT está completando 43 anos…

– Mas o juízo…

Livraria Cultura começa a ser esvaziada após falência São Paulo (AE)

O som de fita lacrando caixas e mais caixas de livros é desolador. A cena, também. Na manhã de ontem, 10, a primeira desde que foi decretada a falência da Livraria Cultura, a área dedicada à editora Companhia das Letras, na entrada da loja do Conjunto Nacional, ficou vazia em poucos minutos enquanto clientes e curiosos circulavam pelo local em busca de uma promoção, uma última foto, uma despedida. “Estou me desmanchando. Isso não podia estar acontecendo. É o Brasil morrendo”, desabafou, emocionado, o professor Dario Celebrone, de 73 anos, enquanto olhava ao redor da loja que estava com uma movimentação atípica – nos últimos meses o local estava sempre vazio. Ele leu a notícia da falência na noite desta quinta, 9. Tinha dentista marcado ali perto e aproveitou para dar um pulo na livraria que frequentava desde que se entende por gente. “Não sei se eu devia ter vindo. Estou com um travo no peito gigantesco”, finalizou com a voz embargada. Nascido na China, Chu, psicólogo “com mais de 70 anos” e que vive no Brasil desde a adolescência, foi pego de surpresa. “Ah, vai fechar?”, perguntou assustado à repórter. “Que pena, eu gosto muito dessa livraria. Que triste. Absurdo”, disse o cliente que ajudou, sem saber, a Cultura a ganhar uma sobrevida – ele aderiu, no ano passado, ao serviço de assinatura de livros criado pela empresa que estava em recuperação judicial desde 2018. Amarildo Teixeira, de 60 anos, estava sentado numa das cadeiras da rampa central, olhando. Morador de Paraty, ele gostava de ir à Livraria Cultura sempre que vinha a São Paulo – e fez isso na manhã desta sexta. “Eu já sabia que ia fechar, mas entrei aqui e deu uma tristeza. Fico me perguntando o que aconteceu de errado para que um patrimônio gigante como a Cultura acabasse assim.” Terminado o serviço de retirada dos livros da Companhia das Letras, no térreo, por profissionais enviados pela editora, um funcionário da Cultura tratou de começar a distribuir outros livros nas prateleiras. A loja segue aberta até segunda ordem. Era isso o que os funcionários respondiam aos clientes. REPERCUSSÃO A Cultura ainda pode tentar reverter a falência – decretada porque ela não cumpriu seu plano de recuperação judicial. Mas o fim da empresa fundada por Eva Herz como uma biblioteca circulante no final da década de 1940 e que chegou como livraria ao Conjunto Nacional em 1969 já é dado como certo pelo mercado editorial, credor de uma boa parte da dívida de R$ 285 milhões.

Britney Spears ameaça deixar rede social novamente São Paulo (AE)

Britney Spears fez um novo desabafo em seu Instagram nesta sexta-feira, 10, relembrando a tutela do pai e ameaçando deixar novamente a rede social. Vale lembrar que a cantora reativou recentemente o seu perfil, após fazer uma publicação negando colapso. Desta vez, a princesa do pop compartilhou uma imagem com a seguinte frase: “Um estado de gratidão o levará a uma frequência mais alta”. Na legenda, ela rebateu algumas polêmicas sobre si: “me dá nojo que seja até legal as pessoas inventarem histórias de que eu quase morri… mas tem um momento que chega”. O conteúdo de Britney na rede social tem repercutido. Por isso, ela ameaçou: “provavelmente vou ter que parar de postar no Instagram, porque apesar de gostar de fazer isso, obviamente tem muita gente que não me quer bem! Sinceramente, não estou nem um pouco surpresa… Mais uma vez, fazendo o melhor que posso”. Por fim, a artista relembrou a polêmica tutela de seu pai, destacando a liberdade há um ano. “Não, gente, não é 2007… é 2023 e estou fazendo minha primeira lasanha caseira em casa! Finalmente coloquei minha lareira para funcionar na minha sala! Como meu marido diz melhor: não acredite em tudo que você lê! Todo aquele amor de volta para você”, escreveu. Para evitar opiniões alheias, Britney bloqueou os comentários de sua publicação.