Região

MUITA ÁGUA

Tempestades deixam milhares sem energia no PR e atingem Umuarama e região

22/09/2026 08H13

Jornal Ilustrado - Tempestades deixam milhares sem energia no PR e atingem Umuarama e região

As fortes tempestades que atingiram o Paraná desde a noite de segunda-feira (21) deixaram um rastro de estragos e milhares de unidades consumidoras sem energia elétrica em diferentes regiões do Estado. Em Umuarama e municípios do Noroeste, os temporais também provocaram interrupções no fornecimento e mobilizaram equipes para a recuperação da rede.

De acordo com atualização da Copel às 7h45 desta terça-feira (22), 726 unidades consumidoras estavam sem energia em Umuarama. Também havia 287 unidades afetadas em Cianorte e 34 em Goioerê.

Em todo o Paraná, 161,9 mil unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica na manhã desta terça-feira em consequência dos temporais. Segundo a Copel, as equipes de campo já haviam religado mais de 95 mil clientes desde a noite de segunda-feira.

O Norte paranaense concentrava o maior número de desligamentos, com 80,5 mil ocorrências, sendo 43 mil em Apucarana. No Noroeste, eram 29,1 mil unidades afetadas. Também havia registros nos Campos Gerais e Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, Oeste e Sudoeste.

As equipes da companhia permanecem mobilizadas para recompor a rede e restabelecer o fornecimento aos consumidores atingidos.

Tempestades severas

A instabilidade que atingiu o Paraná está associada ao avanço de uma frente fria e ao aumento da umidade transportada pelo chamado Jato de Baixos Níveis. A combinação favoreceu a formação de núcleos de tempestade de forte intensidade em diversas regiões.

O Simepar confirmou a ocorrência de tempestades severas no Estado na segunda-feira, com chuva intensa, elevada frequência de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. O Oeste e o Noroeste estiveram entre as áreas de maior atenção, onde o calor e a umidade contribuíram para o desenvolvimento das tempestades.

Em Umuarama, um alerta para tempestade com chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo foi emitido pela Defesa Civil Estadual na noite de segunda-feira, quando uma faixa de tempestades avançou pela região.

Risco ainda existe nesta terça-feira

O Boletim de Gestão de Riscos indica que as condições para temporais diminuem significativamente ao longo desta terça-feira, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em algumas áreas.

Para Umuarama, o Simepar indica 98% de probabilidade de chuva nesta terça-feira, com previsão de aproximadamente 9,9 milímetros acumulados e possibilidade de rajadas de até 43 km/h. Para quarta-feira (23), a tendência é de tempo mais estável, sem previsão de chuva significativa.

A mudança nas condições meteorológicas será acompanhada pela chegada de uma massa de ar frio. Entre a noite de terça-feira e o amanhecer de quarta-feira, as temperaturas devem entrar em declínio, marcando uma mudança significativa no padrão do tempo.

O Paraná também entra oficialmente na primavera nesta terça-feira, às 21h05. Segundo o Simepar, a estação começa sob influência de uma frente fria e deve apresentar alternância entre períodos de chuva, frio e temperaturas mais elevadas.

Copel alerta para riscos

A Copel orienta a população a manter distância de locais onde existam fios caídos, postes quebrados ou estruturas da rede elétrica danificadas.

A recomendação é não tocar em fios ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica, mesmo que aparentemente estejam sem energia, devido ao risco de choque elétrico.

Os consumidores podem comunicar ocorrências e acompanhar a situação do fornecimento pelos canais oficiais da Copel, incluindo o aplicativo, o site da companhia e o atendimento pelo WhatsApp.

Com a previsão de continuidade das instabilidades em parte do Estado nesta terça-feira, a orientação é que a população permaneça atenta aos alertas meteorológicos e procure abrigo durante tempestades, especialmente em caso de raios, ventos fortes ou granizo.