Umuarama

UMUARAMA

Tempestade no fim de semana interdita trecho da PR-323 e deixa umuaramenses 4 dias sem luz

27/12/2023 08H22

Jornal Ilustrado - Tempestade no fim de semana interdita trecho da PR-323 e deixa umuaramenses 4 dias sem luz

Uma forte chuva com rajadas de vento que chegaram perto dos 70 km/h em Umuarama no sábado (23) de Natal levou a interdição de uma das pistas da PR-323, no sentido Cruzeiro a Guaíra, no trecho urbano da cidade e deixou quase 90 unidades consumidoras no escuro até esta terça-feira (26).

Segundo a Copel, na região Noroeste, mais de 30 municípios tiveram danos na rede elétrica em virtude da tempestade e equipes trabalhavam ainda ontem para restabelecer o fornecimento de energia.

SEM LUZ

“Em Umuarama, são cerca de 87 imóveis desligados por conta dos estragos causados pelas chuvas; a maior parte deles está na área urbana, onde dois pontos tiveram rompimento de cabos, que estão sendo manutenidos pelas equipes ao longo desta manhã. O serviço deve ser concluído no início da tarde”, consta em nota da Copel emitida nesta terça.

O Ilustrado recebeu uma série de reclamações de leitores sobre o risco de galhos de árvores na rede de energia e da falta de luz. Dorival Marcos Rodrigues, morador do condomínio Morada do Sol, atrás do Jardim Aeroporto II, contou ao Ilustrado que todos os 30 condôminos ficaram sem energia por 4 dias. Ele explicou que em sua casa moram ainda uma idosa e um irmão especial e que depende de aparelhos para sobreviver. “Tivemos que removê-lo para a casa de outro irmão”, disse.

Ainda segundo ele, há moradores que têm tanques de peixe, que acabaram morrendo por falta de oxigenação na água. “Sem contar os alimentos que estavam nas geladeiras e nos freezers”, explicou. A situação ficou mais gravosa ainda por ser feriado de Natal, quando familiares costumam se reunir para celebrar a data.

GALHOS NA REDE ELÉTRICA

Situação similar viveu um assinante do Ilustrado e morador da rua Camboriú, próximo a AABB. Segundo ele parte de duas árvores caíram no meio da fiação elétrica, interditando a via e colocando em risco a vida das pessoas. Sua indignação é que na terça-feira (26), o problema ainda persistia.

Outra leitora, moradora da rua Iguaçu, reclamou que não um galho enorme caiu sobre a fiação elétrica. “A Copel veio e cortou metade, a outra metade está pendurada na árvore. Os homens da Copel falaram que não cortam e que era para eu ligar na prefeitura”, relatou. Ela esta com medo de uma nova chuva ou rajadas de vento e o galho cair no poste em frente a sua casa.

Jornal Ilustrado - Tempestade no fim de semana interdita trecho da PR-323 e deixa umuaramenses 4 dias sem luz

O Ilustrado entrou em contato com a Prefeitura de Umuarama e foi informado que por causa do feriado prolongado de Natal, somente nesta terça-feira (26), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos começaram a retirar os galhos maiores que caíram nas ruas e avenidas da cidade. A demanda é grande e a limpeza deve continuar nos próximos dias.

Jornal Ilustrado - Tempestade no fim de semana interdita trecho da PR-323 e deixa umuaramenses 4 dias sem luz

PR-323

O Departamento de Estrada de Rodagem (DER) do Paraná abriu na tarde desta terça-feira (26) um desvio com cerca de 50 metros, para garantir a fluidez no trecho urbano da PR-323, em Umuarama.

No sábado a tarde (23), parte da pista sentido Cruzeiro a Guaíra desmoronou após forte tempestade que atingiu a cidade. A tubulação que passa por baixo da pista não resistiu e foi levada pela força das águas, juntamente, com a pista.

Jornal Ilustrado - Tempestade no fim de semana interdita trecho da PR-323 e deixa umuaramenses 4 dias sem luz

Desde o incidente o trânsito, inclusive de caminhões, estava sendo desviado por dentro de Umuarama, com acesso pela avenida Tiradantes, subindo o viaduto na entrada da cidade. Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Vadecir Capelli, a prefeitura de Umuarama vai auxiliar com máquinas para melhorar o desvio na pista.

O novo desvio é na própria PR-323, com a pista sentido viaduto do Gauchão para Cruzeiro do Oeste atuando nos dois sentidos por um trecho de aproximadamente 50 metros, compreendido entre os dois pontos de retorno existentes no local. A sinalização é feita com montes de terra nos dois lados da via interditada e com cones no trecho dividido.

DER

Em nota, o DER informou que:

“O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PR-323 está com interdição parcial em Umuarama, região Noroeste, devido ao colapso de um bueiro de arcos metálicos sob um dos sentidos da via, que é duplicada no local, na altura do km 300.

O dano já afetou o acostamento e uma das pistas, com possibilidade de colapsar a segunda, não sendo possível utilizar a rodovia no sentido Guaíra neste trecho. O outro sentido da rodovia, para Cruzeiro do Oeste, continua operando. A região foi atingida por chuvas ao longo do dia.

Nos próximos dias o DER/PR vai realizar análises e estudos do local danificado, para providenciar a recuperação da PR-323 o mais breve possível”.